Home > Notícias

Web 2.0: veja como compartilhar arquivos e idéias

Conheça ferramentas que permitirão a troca e o compartilhamento de idéias entre amigos e colegas de trabalho

Por Redação da PC WORLD (EUA)

28/08/2007 às 15h46

Foto:

Conheça ferramentas que permitirão a troca e o compartilhamento de idéias entre amigos e colegas de trabalho

Uma nova onda de softwares de colaboração torna-se disponível para ajudá-lo a conectar os seus grupos de amigos e colegas de trabalho e tornar mais produtivo. Embora o gênero esteja ainda na adolescência, já há sinais de que grandes coisas estão por vir.

groove2007Microsoft Groove 2007: este componente foi desenvolvido pela Microsoft para ajudar colegas de trabalho trocarem tanto arquivos de trabalho quanto idéias.

O Groove (US$229) permite a um grupo de usuários compartilhar uma “área de trabalho” onde trocam arquivos, discutem idéias em fórum, conversam em chat assuntos sobre fases de um projeto, e realizam outras tarefas — tudo por meio de uma interface única e comum.

Infelizmente, o Groove oferece pouca integração real com os outros aplicativos da suíte Office: embora ele permita aos usuários compartilhar arquivos criados por outros softwares, como Word e Excel, não se pode editar aqueles arquivos ao mesmo tempo na área de trabalho.

Usuários ainda podem fazer edições simultâneas offline ou em separado nos documentos do Office, mas a variedade de rascunhos deve ser reconciliada mais tarde por meio da função do Office "comparar documentos".++++
webexWebEx and Same-Page: alguns usuários corporativos deverão dar preferência a um sistema do estilo biblioteca, em que os documentos ficam indisponíveis ou ausentes até que eles sejam fechados.  Para isso, podem encontrar em serviços de colaboração online do Same-Page e WebEx.

Ambos os sites são muito conhecidos por seus encontros online, nos quais você pode convidar outros para visualizarem suas apresentações, compartilhar sua janela de desktop, chat, e até controle de passagem de participante para participante (ou controle de compartilhamento, via Same-Page).

Entretanto, ambos os serviço também oferecem discussões e um gerenciador de contatos, além de outras ferramentas colaborativas. Elas são fáceis de entender e navegar, mas, assim como o Groove, são um pouco caras.

O WebEx Office custa 60 dólares por mês para cinco usuários; o Same-Page estúdio 6 custa 50 dólares para um número ilimitado de usuários.

Opções de baixo custo: há um número surpeendente de opções baratas e até gratuitas para escolher ferramentas de colaboração para lugares onde há um orçamento restrito ou inexistente — ainda que com menos sofisticação.

Aplicações online como o Google Docs & Spreadsheets, ThinkFree e Zoho permitem múltiplos usuários trabalharem em um mesmo documento ao mesmo tempo. ++++
A maioria dos aplicativos exige que os usuários pressionem Enter depois de fazer alterações antes de outros usuários vêem e ter acesso ao documento para fazer suas próprias edições. A aplicação beta Notebook, da Zoho, permite múltiplos usuários para editar um arquivo simultaneamente.

Os aplicativos Google e o Zoho também trabalham bem se você simplesmente quiser uma forma fácil para compartilhar um calendário, informações de agenda ou para colaborar em uma newsletter com membros de sua liga de esportes local ou clube de jardim, por exemplo.

freeforumChat X Fóruns: Enquanto constrói o conceito de colaboração em sua companhia ou grupos de trabalho, não negligencie chat, fóruns e wikis.

Algumas vezes gratuitos, aplicativos de chat como AIM, Microsoft Live Messenger e Skype, permitem entre usuários pela rede por meio de voz ou chamadas de videoconferência e, desta forma, resolver problemas imediatamente.

Você também pode embutir módulos de chat, como AddonChat, ParaChat, ou X7 Chat, diretamente em seu web site.

Para mais uma discussão mais aprofundada, você deve sempre retornar ao fórum. Fóruns podem ajudar o debate sobre questões do trabalho, oferecer suporte sem emergência, coletar feedbacks e prover  um campo fértil para novas idéias. Eles pode também ajudar grupo sociais a discutirem sobre hobbies e outros interesses comuns.

Os dois grandes nomes em software para fórum são gratuitos: Phpbb e Simple Machines Forum. Eles exigem um banco de dados MySQL (um download gratuito, muitas vezes disponibilizado pelo seu provedor). Ou você deve tentar o vBulletin ou o IP.Board, opções acessíveis que detêm sua própria arquitetura de banco de dados.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail