Home > Notícias

Feira de tecnologia terá mais um round na batalha dos vídeos HD

Os dois formatos de vídeo brigam para ser o sucessor do DVD, mas muitos consumidores ainda não sabem qual equipamento escolher

Por John Blau, para o IDG Now!*

28/08/2007 às 17h10

Foto:

Os dois formatos de vídeo brigam para ser o sucessor do DVD, mas muitos consumidores ainda não sabem qual equipamento escolher

Visitantes da IFA, feira de produtos eletrônicos de consumo, que começa na sexta-feira (31/08), em Berlim, na Alemanha, vão testemunhar mais um round na batalha pela preferência do consumidor pelos vídeos de alta definição entre Blu-ray e HD DVD.

Os dois formatos de vídeo de alta definição brigam para ser o sucessor do DVD, mas muitos consumidores ainda não sabem qual equipamento escolher.

“Todos estão esperando a IFA, onde muitos novos produtos vão ser anunciados”, declarou Frank Simonis, chairman da Blu-ray Disc Association.

Muitos dos apoiadores de aparelhos Blu-ray são também fabricantes de televisores de alta definição e devem usar esse expertise para “acelerar a adoção do Blu-ray Disc”, acredita Simonis.

O formato recebeu um grande empurrão ao ser usado no console de games PlayStation 3, que já vendeu mais de 1,4 milhão de unidades na Europa, de acordo com o chairman da Blu-ray Disc Association.

O HD DVD está trazendo também novidades para a IFA, de acordo com Frank Eschholz, gerente de desenvolvimento de produtos HD DVD da Sony na Alemanha.

Os dois formatos foram desenvolvidos com muitos dos mesmos componentes e oferecem também os mesmos recursos. Mas uma das vantagens do Blu-ray, na visão de Somonis, é a capacidade de armazenar 50 GB de dados.

“Os estúdios de cinema querem empacotar muitos extras no filme e o Blu-ray permite que eles façam isso”, afirmou.

O Blu-ray, no entanto, sofreu um duro golpe quando a Paramount Pictures e DreamWorks Animation anunciaram, na semana passada, que vão apoiar apenas o formato HD DVD de alta definição para seus filmes.

Além da briga pelo formato de vídeo de alta definição, os visitantes da IFA terão contato com muitas HDTV, camcorders, câmeras digitais, MP3 players e notebooks.

A IFA acontece de 31 de agosto a 5 de setembro, em Berlim, na Alemanha.

*John Blau é editor do IDG News Service, em Dusseldorf.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail