Home > Notícias

Nokia lança celulares e serviços para concorrer com iPhone e iTunes

Portal Ovi reúne serviços como Nokia Maps, e empresa ainda lança a loja de música Nokia Music Store e serviço de games Nokia N-Gage

Por Peter Judge, para o IDG Now!*

29/08/2007 às 16h39

Foto:

Portal Ovi reúne serviços como Nokia Maps, e empresa ainda lança a loja de música Nokia Music Store e serviço de games Nokia N-Gage

A Nokia anunciou nesta quarta-feira (29/08) o lançamento de um portal de serviços chamado Ovi e novos telefones multimídia até o final deste ano.

O Ovi irá atuar como um portal para os serviços da Nokia. O lançamento traz também a loja de música Nokia Music Store e o serviço de games Nokia N-Gage. O Nokia Maps também será integrado ao portal - em finlandês, Ovi significa “porta”.

Os usuários poderão, no Ovi, compartilhar arquivos e acessar suas comunidades pessoais, como o MySpace. O acesso poderá ser feito por um PC ou dispositivo móvel compatível.

Os serviços serão lançados antes do Natal em vários países, e inicialmente serão para os modelos da Nseries. Contudo, o Ovi chegará a outros modelos baseados nas interfaces Symbian S60, S40 e S30.

Foram anunciados quatro modelos, que incluem uma atualização do N95, com memória estendida para 8 GB e que custa 560 euros. Há também o N81, um telefone musical 3G com Wi-Fi, com 8 GB de memória interna ou um cartão microSD para memória expansível - no valor de 430 euros.

Os modelos XpressMusic 5310 e 5610 de 4 GB custam 225 euros, têm câmera de 3,2 megapixels e podem tocar música sem interrupções durante 22 horas.

Os aparelhos da Nokia e os serviços do Ovi superaram o iPhone em ao menos três características: os dispositivos são 3G, a Nokia declarou que desenvolvedores de fora da empresa serão bem-vindos e delineou a questão de serviços de plataformas múltiplas com maior amplitude. Além disso, a interface do Ovi para PC pode atender pedidos de usuários por um desktop Symbian.

A Nokia já possui dispositivos com tela sensível ao toque da linha Nseries (o tablet de internet N800, com Linux), e planeja levar esta interface aos telefones Symbian da Nseries no próximo ano.

O serviço permitirá que usuários façam o download de faixas, carregue-as do PC para seu dispositivo e também ouça as músicas online - tudo sob a tecnologia DRM (do inglês digital rights management).

Com a novidade, a Nokia pode superar a participação da Apple no mercado.

*Peter Judge é editor do Techworld em Londres

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail