Home > Notícias

Microsoft revela que falha no sistema de validação foi humana

Diretor de produtos explica em seu blog que um novo software foi carregado acidentalmente nos servidores que rodavam o sistema

Por Nancy Gohring, para o IDG Now!*

29/08/2007 às 18h05

Foto:

Diretor de produtos explica em seu blog que um novo software foi carregado acidentalmente nos servidores que rodavam o sistema

A Microsoft Corp. declarou, nesta quarta-feira (29/08), que o erro no seu sistema de validação de cópias originais (WGA, da sigla em inglês) foi humano.

Na terça-feira (28/08) à noite, o diretor sênior de produtos para a divisão Windows Genuine Advantage, Alex Kochis, disse, em seu blog, que um novo software foi acidentalmente carregado nos servidores que rodavam o sistema.

Isto fez com que os servidores negassem pedidos de ativação e validação que eram verdadeiros, acrescentou Kochis. Segundo ele, a Microsoft providenciou mudanças em meia hora, mas o problema continuou a afetar o serviço de validação.

A empresa está implementando algumas mudanças para ter certeza que este tipo de incidente não ocorrerá novamente. A idéia é melhorar o monitoramento para encontrar problemas mais rapidamente, informou o diretor.

Apesar da explicação de Kochis ser boa, ainda há problemas, segundo o analista da divisão Directions da Microsoft, Michael Cherry. Ele se disse surpreso como é possível alguém acidentalmente carregar um código errado no ambiente. “Isto levanta questões sobre quais outras coisas eles possam ter feito”, declarou.

Em um post no seu blog, Kochis ainda declarou que uma política existente irá automaticamente validar todos os usuários caso os servidores WGA caiam. Mas neste caso, eles não saíram do ar, então esta ação não entrou em prática.

Cherry disse não entender por qual motivo a Microsoft não derrubou os servidores enquanto faziam o diagnóstico e ajustavam o problema para que usuários legítimos não fossem confundidos.

O problema começou na sexta-feira (24/08) e durou até a tarde de sábado (25/08). Neste período, alguns usuários incorretamente falharam no processo de validação, o que os impediu que usar alguns recursos - como o Windows Aero, Windows ReadyBoost e características do Windows Defender e Windows Update.

*Nancy Gohring é editora do IDG News Service em Seattle

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail