Home > Notícias

Telefônica deve enviar conta detalhada de minutos a todo cliente que pedir

Empresa terá também de oferecer quadro comparativo entre planos básicos e alternativo. Acordo foi feito na Justiça

Por Redação do IDG Now!

30/08/2007 às 15h30

Foto:

Empresa terá também de oferecer quadro comparativo entre planos básicos e alternativo. Acordo foi feito na Justiça

Um acordo entre a Telefônica e órgãos de defesa do consumidor foi homologado na terça-feira (28/08) pela 32ª Vara Cível de São Paulo para melhoria do acesso a informações sobre novos planos de minutos.

Segundo o documento, a Telefônica deve enviar uma conta detalhada a todos os clientes que a solicitarem - eles podem determinar se irão receber as especificações pelo período de um a três meses ou indefinidamente.

A empresa terá sete dias, a partir da data de solicitação, para enviar a conta detalhada. Será aplicada uma multa diária de 50 reais por cliente caso o prazo não seja cumprido.

A conta pode ser solicitada pelo call center, por lojas da empresa e pelo sistema Unidade de Resposta Audível (URA), que ainda será implantado e permitirá ao cliente solicitar o detalhamento por telefone.

O prazo para implantação do URA é de até 120 dias, e a Telefônica deve informar à Justiça até o dia 11 de setembro quanto tempo levará para implantar o serviço.

Será possível também pedir um quadro comparativo entre os planos básico e alternativo. Estas informações devem ser veiculadas, a partir de novembro, por três meses seguidos.

Por fim, a Telefônica divulgará no site e em suas lojas o teor do contrato relativo a todos os planos.

A juíza Maria Lúcia Pizzotti foi responsável pela homologação do acordo, que não permite mais recursos.

Os responsáveis pela ação foram a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, o Instituto Nacional de Defesa do Consumidor em Telecomunicações e o Movimento Defenda São Paulo. A alegação era de que os consumidores estavam enviando um grande número de reclamações por não terem informações suficientes para optar por um dos novos planos de minutos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail