Home > Notícias

AMD apresenta novas instruções para chips que podem acelerar softwares

Companhia libera especificações do novo conjunto de instruções dos chips 64-bits Bulldozer, que chegam ao mercado em 2009

Por Peter Sayer, para o IDG Now!*

30/08/2007 às 19h24

Foto:

Companhia libera especificações do novo conjunto de instruções dos chips 64-bits Bulldozer, que chegam ao mercado em 2009

A Advanced Micro Devices (AMD) quer estimular os desenvolvedores a começar a pensar sobre como podem tornar seus softwares mais rápidos usando novas instruções que vão aparecer nos processadores da fornecedora a partir de 2009.

A mudança poderá simplificar a forma como os desenvolvedores codificam os cálculos interativos usados para carregar gráficos, renderizar fotos e acrescentar efeitos de áudio.

Os futuros processadores baseados no núcleo de 64-bits Bulldozer, da AMD, vão entender o conjunto expandido de instruções, que a empresa chama de SSE5. A fabricante publicou uma nota aos desenvolvedores sobre as especificações do SSE5 nesta quinta-feira (30/08).

Cada uma das novas instruções vai processar diversos pedaços de dados com uma instrução, um recurso chamado Single Instruction, Multiple Data (SIMD).

A Intel adicionou as primeiras instruções Streaming SIMD Extensions (SSE) em 1999 e já introduziu várias gerações desde então. A companhia publicou a mais recente referência de programação, a SSE4, em abril.

A AMD tipicamente seguiu os passos da Intel, incorporando suporte às extensões da rival nos seus processadores. Com o SSE5, a AMD espera oferecer aos desenvolvedores de software uma razão extra para que eles escolham seus chips.

O SSE5 define 47 novas instruções básicas para acelerar a execução de processos. Para que os desenvolvedores possam se beneficiar do desempenho adicional, contudo, eles precisam de ferramentas de software para otimizar seus códigos para as novas instruções.

Publicando as especificações agora, a AMD dá aos desenvolvedores o tempo necessário para adaptar suas ferramentas para quando os chips Bulldozer chegarem, em 2009.

*Peter Sayer é editor do IDG News Service, em Paris.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail