Home > Notícias

Quad Core da AMD será lançado em 10 de setembro

Opteron Barcelona possui nova tecnologia de quatro núcleos

por René Ribeiro, da PC WORLD

31/08/2007 às 14h00

Foto:

Opteron Barcelona possui nova tecnologia de quatro núcleos
Barcelona
O Quad-Core Opteron Barcelona, da AMD, tem seu lançamento previsto para o dia 10 de setembro. Ele conta com uma nova arquitetura, chamada de Direct Connect Arquiteture e difere totalmente dos Core 2 Quad da Intel. O motivo: são realmente quatro núcleos independentes.

Direcionado para servidores, o Opteron Barcelona contêm um Cache L2 para cada núcleo e um cache L3 para alcançar melhor performance. Inclui um controlador de memória integrado junto com a tecnologia HyperTransport alcançando maior largura de banda. Com um cache para cada núcleo, as instruções por ciclo de trabalho são otimizadas, aumentando a produtividade.

Cada core do Barcelona possui um cache L1 com 128KB, um cache L2 dedicado para cada core com 512KB e um cache L3 de 2MB, no qual o fluxo de dados trafega em 128 Bits no lugar de 64, como são os processadores atuais. A tecnologia Enhanced AMD PowerNow! também reduz o consumo de energia por meio do gerenciamento da atividade de cada um dos quatro núcleos.

A AMD mostrou um cálculo no qual uma motherboard de servidor com o Barcelona consome 23% menos energia elétrica que uma placa com processador e chipset Intel. As inovações de comunicação com cache e memória principal prometem aumentar muito o desempenho do servidor, no qual é permitido um maior número de máquinas virtuais por servidor, gerando uma economia em máquinas e consequentemente de energia.

A AMD também informou que a Petrobras já recebeu uma máquina para testes com o Opteron Barcelona. O chip de quatro núcleos da AMD para desktops, chamado de Phenom,  tem previsão para chegar ao mercado em novembro próximo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail