Home > Dicas

Corretores ortográficos podem fazer análise de textos?

Particularidades de um idioma são percebidos pelo contexto, coisas que os softwares ainda não conseguem avaliar com certeza

Por Lygia de Luca, do IDG Now!

03/09/2007 às 19h36

Foto:

Particularidades de um idioma são percebidos pelo contexto, coisas que os softwares ainda não conseguem avaliar com certeza

Dúvida da leitora Isabelle Valeiko, recebida por e-mail
“Gostaria de saber o nome de um programa para corrigir redação. Obrigada”

PC WORLD: Muitos corretores ortográficos (clique aqui para ver um comparativo com quatro deles) oferecem também correção gramatical.

Essa correção, no entanto, se restringe a uma revisão gramatical do texto, com base nas regras formais da Língua Portuguesa, tais como conjugação de verbos, concordância nominal e verbal, e assim por diante.

Tal revisão é muito útil e permite identificar diversos erros. Ela, porém, está longe de ser perfeita.

Os corretores ortográficos falham justamente na análise do contexto. Uma frase isolada pode até estar gramaticalmente correta, mas ficar totalmente sem sentido dentro da uma redação. Ou mesmo apontar um erro que, pelo contexto, não existe.

Por esse motivo, não se pode dizer que os corretores ortográficos sejam perfeitos. Eles ajudam muito, com certeza. Mas observe, após as correções terem sido realizadas, se o texto faz sentido como um todo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail