Home > Notícias

ISO rejeita formato OpenXML da Microsoft como padrão internacional

Proposta deve ser revisada considerando os comentários negativos feitos durante a votação e será reapresentada no início de 2008

Por Peter Sayer, para o IDG Now!*

04/09/2007 às 16h51

Foto:

Proposta deve ser revisada considerando os comentários negativos feitos durante a votação e será reapresentada no início de 2008

A Microsoft falhou na sua tentativa de tornar o seu formato de documento Office OpenXML um padrão internacional aprovado pela ISO (International Organization for Standardization).

A proposta agora deve ser revisada levando em consideração os comentários negativos feitos durante a votação. A Microsoft espera aprovar o padrão em uma segunda votação no início do próximo ano, disse a empresa nesta terça-feira (04/09).

Leia também:

Uma proposta tem que passar por duas rodadas de votação para se tornar um padrão ISO: deve ter a aprovação de dois terços dos membros de padronização nacional que participaram na elaboração da proposta e também três quartos de aprovação entre todos os votantes.

O OpenXML falhou nas duas rodadas, segundo informações da Microsoft e de outras fontes envolvidas no processo. A ISO ainda vai anunciar o resultado oficialmente.

A Microsoft pode perder importantes receitas no setor de governo se o OpenXML for rejeitado novamente no próximo ano.

Preocupados em tornarem seus arquivos dependentes de formatos proprietários, alguns governos passaram  exigir o uso de formatos que sejam compatíveis com padrões abertos internacionais.

A rejeição do padrão próprio pode colocar a Microsoft em desvantagem frente a produtos como o OpenOffice.org, pacote de produtividade que não só funciona nativamente com o padrão Open Document Format (ODF), mas também é gratuito.

*Peter Sayer é editor do IDG News Service, em Paris.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail