Home > Dicas

As empresas também podem usar o OpenOffice

Não existem restrições quanto ao uso da suíte de escritórios de código aberto pelas empresas.

Por Nando Rodrigues, da PC WORLD

04/09/2007 às 13h00

Foto:

Não existem restrições quanto ao uso da suíte de escritórios de código aberto pelas empresas.

Dúvida do leitor Carlos Cassiano, recebida por e-mail
“Ao ler a reportagem "Grátis: sete softwares para sua empresa" fiquei com uma dúvida. O BrOffice/OpernOffice pode mesmo ser instalado em uma loja de materiais de construção sendo baixado do link da PCWORD? Existem restrições de uso do aplicativo por empresas? Tem que ter nota fiscal de compra para obter a licença? Ele é mesmo gratuito? Existe algum documento do fabricante que autoriza o uso em empresas?”

PC WORLD: O leitor está correto em preocupar-se com as regras de licenciamento de todo o software usado em sua empresa, seja proprietário (como é o caso do Windows e do Microsoft Office) ou em código aberto (como o Linux e o OpenOffice), só para ficarmos em alguns exemplos.

Em ambos os casos, existem uma política de licenciamento muito clara, que visa proteger os diretos autorais e comerciais de quem desenvolve esses produtos, bem como o direito e deveres dos usuários finais.

Leia também:

O software livre, apesar do nome, pode ser distribuído gratuitamente ou mesmo ser comercializado (no caso do Linux, por exemplo, existem muitas empresas que fazem empacotamentos especiais e comercializam o sistema operacional). Não há problema nenhum com isso e o próprio tipo de licenciamento prevê esse tipo de atividade.

Dessa forma, sua empresa pode baixar, instalar e utilizar o BrOffice/OpenOffice sem infringir qualquer lei ou necessidade de comprar uma licença. Toda informação e documentação necessárias acompanham o download do produto.

  • Caso queira saber mais sobre o BrOffice/OpenOffice, visite o site da entidade responsável por sua distribuição e manutenção no Brasil.
  • Se você tem alguma dúvida sobre hardware ou sofware, envie um e-mail para PC WORLD.
  • Para ler as respostas de outras dúvidas enviadas por nossos leitores, clique aqui.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail