Home > Notícias

MS une o serviço Windows Live com atualização do sistema operacional

Empresa usa mesma tática que fez o Internet Explorer dominante entre os usuários de internet com os seus serviços online

Por IDG News Service/EUA

05/09/2007 às 16h23

Foto:

Empresa usa mesma tática que fez o Internet Explorer dominante entre os usuários de internet com os seus serviços online

A Microsoft está usando a mesma tática para os seus serviços online que fez o Internet Explorer dominante entre os usuários de internet.

Com um novo beta da tecnologia, divulgado nesta terça-feira (05/09), a Microsoft está unindo os serviços Windows Live diretamente ao sistema operacional.

Leia Também:

O novo software unificado de instalação para os serviços Windows Live vai ajudar os usuários a baixarem ferramentas de compartilhamento de fotos, e-mail, mensagem instantânea, segurança online e outros serviços, a empresa confirmou no blog Windows Live Wire.

As atualizações dos serviços também poderão ser baixadas automaticamente pelo instalador.

“Esse novo pacote de aplicações é uma nova forma de tornar a conexão, a comunicação e o compartilhamento em qualquer lugar uma experiência sensacional no seu PC Windows”, diz o post de Chris Jones, vice-presidente da equipe Windows Live na Microsoft. “Junto com nossos serviços web, temos um pacote completo que combina o melhor da internet e o melhor do Windows, e funciona da forma que você quer”.

Em um momento em que enfrenta forte competição em anúncios online de rivais como Yahoo e Google, não é de surpreender que a Microsoft associe seus serviços online ao seu produto mais popular, o Windows.

A maior parte das pessoas não precisa de mais que um conjunto de aplicativos online - como também não precisam de mais de um navegador, o que fez com que o Explorer desbancasse o popular Netscape.

Porém a estratégia pode não ser tão eficaz no mundo da Web 2.0, onde a Microsoft enfrenta rivais de respeito que entraram mais cedo no mercado - e que já têm seguidores fiéis - e onde há mais espaço para diferenciação entre os aplicativos, segundo Matt Rosoff, analista da consultoria Directions on Microsoft

Usar o instalador unificado do Windows Live, por enquanto, é opcional, portanto os serviços não estão tão amarrados ao sistema operacional quanto o IE, disse Rosoff.

Embora pudesse ser interessante para empresa deixar os serviços web e o sistema operacional ainda mais interdependentes, isso poderia render um novo processo de antitruste à companhia, apontou o analista.

Além de associar o Windows Live ao Windows, a Microsoft acrescentou novos recursos aos serviços online. O Windows Live Photo Gallery agora permite compartilhar fotos diretamente na rede de sites Windows Live Spaces e o Soapbox faz o mesmo com o MSN Vídeo.

Também é possível importar fotos de câmeras digitais e organizá-las automaticamente em eventos baseados em datas.

O Windows Live Messenger 8.5 traz melhorias em segurança e desempenho, enquanto a atualização Windows Live OneCare Family Safety amplia suporte a e-mail, Messenger e Spaces.

Mais informações sobre os serviços e o link para download estão disponíveis no site Windows Live.

Elizabeth Montalbano, editora do IDG News Service, de Nova York

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail