Home > Notícias

NEC e Hitachi lançam PC silencioso que pretende substituir a TV

Valuestar W possui tuner de TV digital, drive que lê Blu-ray e HD DVD e monitor de 22 polegadas, além de cooler silencioso

Por IDG News Service/Japão

05/09/2007 às 16h07

Foto:

Valuestar W possui tuner de TV digital, drive que lê Blu-ray e HD DVD e monitor de 22 polegadas, além de cooler silencioso

A NEC Cop. e a Hitachi desenvolveram o Valuestar W, um PC que possui um sistema de resfriamento por água, tornando-o mais silencioso. A idéia é que o equipamento, que começou a ser vendido no Japão esta semana, substitua a TV.

O modelo possui um sintonizador de TV digital e também um drive que pode ler e gravar discos Blu-ray, além de ler HD DVD.

Para que o equipamento não faça barulho no local em que as empresas desejam que ele fique - na sala de estar -, a NEC usou um resfriador por água para manter o PC mais silencioso.

A NEC voltou sua atenção também a outro componente barulhento: o disco rígido. “Como é difícil tornar o HD mais silencioso, decidimos amortecer o barulho”, explica o diretor do departamento de engenharia da NEC Personal Products, Hiroshi Sakai.

No sistema de resfriamento por água, o processador se aquece mais, e por isso o resfriamento foi estendido.

O Valuestar W é a quarta geração de PCs resfriados por água da NEC, e o cooler sofreu modificações desde o primeiro equipamento, de 2003.

O último modelo, desenvolvido junto à Hitachi, empurra a água por canais que têm largura menor que um décimo de milímetro.

Apesar de ser mais caro - ele acrescenta torno de 170 reais ao custo do Valuestar W - e complexo, este sistema é o mais silencioso que poderia ser usado.

A versão do equipamento com o processador Intel Core 2 Duo, placa gráfica nVidia GeForce 8400, drive Blu-ray/HD DVD, memória de 2 GB, disco rígico de 750 GB e monitor de 22 polegadas será vendida por aproximadamente seis mil reais.

Martyn Williams, editor do IDG News Service, de Tóquio

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail