Home > Notícias

Silverlight 1.0, da Microsoft, já pode ser baixado

O plug-in representa os esforços da Microsoft em apresentar experiências multimídia online

Por IDG News Service

05/09/2007 às 15h45

Foto:

O plug-in representa os esforços da Microsoft em apresentar experiências multimídia online

A Microsoft está lançando seu plug-in de vídeo Silverlight 1.0 nesta quarta-feira (05/09) e também participará da transcrição feita pela Novell do Silverlight para Linux pelo projeto Moonlight.

O Silverlight representa os esforços da Microsoft em apresentar experiências multimídia online, oferecendo transmissão de áudio e vídeo pela web usando o Windows Media Technologies.

Leia também:

A tecnologia deve rivalizar com o onipresente Flash Player, da Adobe Systems, para conteúdo multimídia online.

"Estamos finalmente lançando o plug-in", afirma Parimal Desphande, diretor do grupo de produtos do time para plataforma e ferramentas para experiência do usuário da Microsoft.

A versão 1.0 do Silverlight é focada na transmissão de vídeo. Uma versão mais potente, a 1.1, oferecerá conteúdo mais interativo, incluindo suporte ao desenvolvimento em .Net.

Enquanto o Silverlight funciona com Windows e Macintosh, a Microsoft está endossando o plano da Novell de levar o padrão ao Linux.

O Moonlight 1.0 deverá ser lançado em seis meses, afirmou Miguel de Icaza, vice-presidente para a plataforma de desenvolvimento da Novell, responsável pela configuração.

A Microsoft cita diversos diferenciadores entre o Silverlight e o Flash. O Silverlight, afirma Deshpande, oferece vídeo de alta definição a custos baixos e funções das ferramentas de desenvolvimento da Microsoft.

A empresa está oferecendo também componentes baseados em software como serviço, chamado de Silverlight Streaming by Windows Live.

Desenvolvedores podem usar ferramentas do Visual Studio e Expressiona para criar aplicações para o Silverlight. A companhia também está divulgando o Expression Encoder 1.0, conhecido antigamente como Expression Media Encoder, ferramenta para criação e publicação multimídia para Silverlight.

Paul Krill, editor da InfoWorld, em São Francisco.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail