Home > Notícias

Apple atualiza linha iPod com modelo touch screen e Wi-Fi

Apple renova todas as linhas de iPods, anuncia iTunes sem fio que funciona com novo iPod Touch e revela parceria com StarBucks

Por Redação, do IDG Now!

05/09/2007 às 16h36

Foto:

Apple renova todas as linhas de iPods, anuncia iTunes sem fio que funciona com novo iPod Touch e revela parceria com StarBucks

A Apple anunciou nesta quarta-feira (05/09) a reformulação completa da sua linha de players iPod, com a introdução de cores diferentes e o lançamento de novos modelos, além de cortar o preço do iPhone e revelar iniciativas para aumentar sua participação no mercado  música digital.

Leia também:

Entre os novos produtos, a principal novidade é o lançamento do iPod Touch, player que segue os controles do iPhone, com tela de 3,5 polegadas sensível a toque provida com a tecnologia MultiTouch.

O novo gadget terá duas versões - a de 8 GB custará 299 dólares, enquanto a de 16 GB sairá por 399 dólares.

O novo equipamento também conta com acesso a redes Wi.Fi (802.11b/g), o que permite ao player não apenas navegar na internet por meio do browser Safari como também comprar canções digitais sem a necessidade do PC, por meio da também nova iTunes Wi-Fi Music Store.

A nova loja foi reestruturada a partir do serviço original para que apresentasse o catálogo de artistas da iTunes Music Store, junto a listas de músicas mais vendidas, oferecendo arquivos de maneira mais cômoda para usuários da tela de 3,5 polegadas.

Entre os iPods tradicionais, a maior mudança foi no iPod Nano, que teve sua tela aumentada, o que acarretou no crescimento do seu comprimento.

Além da capacidade de tocar vídeos, o novo iPod Nano, disponível com capacidades de 4 GB (149 dólares) ou 8 GB (199 dólares), tem tecnologia Cover Flow, nova interface de navegação e já conta com games incluídos.

O iPod clássico ganhou apenas atualizações de capacidade - as novas versões do tocador, que mantiveram as cores branca e preta, podem ser encontrados com 80 GB (249 dólares) ou 160 GB (349 dólares).

A linha Shuffle teve uma simples mudança de cores, com a inclusão de quatro novos modelos, incluindo o tocador vermelho que apóia a campanha humanitária RED, desenvolvida por Bono, vocalista da banda irlandesa U2.

Starbucks e iPhone mais barato
Junto à iTunes Wi-Fi Music Store, a Apple anunciou parceria com a rede de cafeterias Starbucks para a venda de canções digitais - ao se aproximar de uma loja, um ícone com o logo da rede aparecerá no iPod Touch.

Ao clicar sobre ele, o usuário poderá comprar canções que foram reproduzidas no StarBucks em questão.

Até o final de novembro, cerca de 950 lojas da cadeia em Nova York, Seattle e São Francisco serão ativadas para o recurso no iPod Touch, além de oferecer redes sem fio gratuitas para usuários do gadget.

Jobs aproveitou a apresentação para anunciar a venda de ringtones para o iPhone por 0,99 dólar cada por meio da iTunes Music Store.

Após comprar uma canção, o usuário pode escolher o trecho da música que pretende usar como toque do seu aparelho.

A Apple também se mostrou agressiva na aposta para ganhar mercado entre smartphones, setor que viu o iPhone ser o gadget mais vendido em julho nos Estados Unidos, ao anunciar um corte de 33% no preço do iPhone.

Ofertado por 599 dólares desde seu lançamento oficial, em junho, o telefone celular poderá ser comprado nos Estados Unidos por 399 dólares a partir desta quarta.

A inauguração da versão sem fio da iTunes Music Store, assim como a introdução de ringtones entre os produtos ofertados, vem na semana seguinte à rede de televisão NBC anunciar que não renovaria seu contrato com a Apple para continuar vendendo suas séries de TV,  como Heroes e The Office, pela iTunes Music Store.

Segundo comunicado divulgado pela Apple, a NBC pressionava a companhia para aumentar o preço dos downloads de séries, com preço fixo em 1,99 dólar por episódio pela loja online da Apple.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail