Home > Notícias

Microsoft atualiza tecnologia que envia vídeos e música do PC para a TV

Empresa anuncia novos equipamentos compatíveis com a tecnologia e amplia suporte a formatos DivX e Xvid

Por IDG News Service/França

06/09/2007 às 16h14

Foto:

Empresa anuncia novos equipamentos compatíveis com a tecnologia e amplia suporte a formatos DivX e Xvid

A Microsoft está ampliando a quantidade de formatos que PCs rodando Windows podem enviar para as TVs dentro de casa, com o suporte a novos dispositivos Extenders for Windows Media Center, de fabricantes de hardware.

A companhia espera que fabricantes como Cisco Systems, D-Link e Niveus Media lancem no próximo mês set-top boxes capazes de rodar vídeos e música armazenados em PCs com Windows Vista Home Premium ou Ultimate.

O novo software da Microsoft vai transmitir vídeo em formatos antes não suportados, como DivX e Xvid, enviando as imagens para outros dispositivos no ambiente doméstico, seja via redes cabeadas ou sem fio.

Os novos dispositivos Extender poderão inclusive exibir vídeos de alta-definição “protegidos” por DRM (digital rights management), por meio do novo padrão sem fio 802.11n, disse a Microsoft.

A Microsoft lançou a plataforma Windows Media Center Extender em 2005, mas o dispositivo compatível com o sistema mais conhecido é o Xbox 360, da própria Microsoft, que vendeu 10 milhões de unidades desde novembro de 2005.

Mas outros fabricantes se mostraram pouco interessados na tecnologia da Microsoft, promovendo soluções próprias. A D-Link, por exemplo, já tinha vendido em junho de 2006 mais de 100 mil unidades do seu aparelho sem fio MediaLounge, 18 meses após o lançamento.

No entanto, a Microsoft continua investindo na idéia, rebatizando a solução de Extenders for Windows Media Center, e colaborando com fornecedores como Cisco, D-Link e Niveus para associar seus equipamentos ao Vista.

No futuro, a empresa pretende trabalhar com outros fornecedores para levar os mesmos recursos a outros aparelhos, como DVD players e televisores.

Além de mudar o nome da plataforma, a Microsoft informou que aparelhos com especificações antigas, feitos para funcionar no XP, não serão compatíveis com o Vista.

Peter Sayer, editor do IDG News Service, de Paris

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail