Home > Notícias

AMD lança chips Opteron quad-core

Após meses de atraso, os primeiros chips de quatro núcleos para servidores Opteron da AMD, conhecidos como Barcelona, chegam ao mercado nesta segunda-feira (10/09)

Por IDG News Service

10/09/2007 às 15h55

Foto:

Após meses de atraso, os primeiros chips de quatro núcleos para servidores Opteron da AMD, conhecidos como Barcelona, chegam ao mercado nesta segunda-feira (10/09)

As expectativas em relação ao lançamento são altas - a AMD vem perdendo terreno para Intel no mercado de chips para servidores nos últimos trimestres e a expectativa é que o novo chip reverta o cenário.

A tarefa não será simples, já que, enquanto a AMD lutava para tirar seu Opteron quad-core da fábrica, a Intel lançava processadores mais atuais e mais rápidos para competir com o novo chip, especialmente no mercado de servidores com múltiplos processadores.

No entanto, a AMD aposta nas diferenças técnicas entre os seus chips quad-core e os da Intel para oferecer melhor desempenho com menor consumo de energia.

O Quad-Core Opteron tem quatro núcleos em um único chip de silício e traz um hub central de controle de memória e links de alta velocidade HyperTransport. Já os processadores quad-core da Intel têm dois chips de silício dentro de um pacote multichip que não inclui controle de memória.

Nessa segunda-feira, nove versões do Opteron quad-core estarão disponíveis, todas fabricadas no processo de 65 nanômetros. A geração anterior de chips para servidores da AMD era produzida em 90 nanômetros.

A família Quad-Core Opteron inclui quatro modelos para servidores com múltiplos processadores, com velocidades de 1.8GHz, 1.9GHz (dois modelos) e 2GHz . O consumo de energia varia de 68 watts a 95 watts e os preços vão de 698 dólares a 1.019 dólares por chip.

Cinco outras versões do Quad-Core Opteron serão voltadas a servidores com um ou dois processadores. Os modelos 2350 e 2347 rodam a velocidades de 2GHz e 1.9GHz, respectivamente, e têm gasto de energia de 95 watts. Os modelos custam 389 dólares e 316 dólares, respectivamente.

As versões de 1.9GHz (2347HE), 1.8GHz (2346HE) e 1.7GHz (2344HE) têm consumo de energia menor: 68 watts. Os preços são 377 dólares, 255 dólares e 209 dólares, respectivamente.

Segundo a AMD, o novo chip quad-core de 2GHz é 79% mais rápido que um dual-core de 3GHz. São necessários cinco chips Opteron de um núcleo para chegar à performance de um único Quad-Core Opteron, disse a empresa.

Ao lançar o novo chip, a AMD pretende anunciar a disponibilidade de mais de 50 máquinas baseadas no Quad-Core Opteron, de fornecedores como Sun Microsystems, HP, IBM e Dell, entre outros.

A competição deve se acirrar com o lançamento dos chips de quatro núcleos da Intel feios em processo de 45 nanômetros - a linha Penryn, prevista para novembro.

A própria AMD planeja lançar versões mais rápidas e com menor consumo de energia do Quad-Core Opteron ainda neste ano.

Sumner Lemon, editor do IDG News Service, de Cingapura.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail