Home > Notícias

Ataque espalha worms por mensagens de chat do Skype, alerta porta-voz

Mensagem instantânea envia um link para download de um arquivo malicioso, que abre acesso ao PC do usuário pela API do Skype

Por IDG News Service

10/09/2007 às 14h36

Foto:

Mensagem instantânea envia um link para download de um arquivo malicioso, que abre acesso ao PC do usuário pela API do Skype

Os usuários do Skype estão vulneráveis ao ataque de um novo worm, apelidado de W32/Ramex.A, que se espalha pelo chat da aplicação, informou a empresa nesta segunda-feira (10/09).

O ataque começa quando um usuário recebe uma mensagem instantânea de alguém em sua lista de contato - ou um usuário desconhecido, de acordo com o porta-voz do Skype na Estônia, Villu Arak.

As mensagens de chat têm diferentes versões, escritas para enganar usuários, escreveu Arak no blog da empresa. O link parece ter um arquivo JPEG que, ao ser clicado, mostra uma caixa de diálogo do Windows, perguntando se o usuário quer rodar ou salvar um arquivo com a extensão .scr.

Na verdade, o arquivo é um software malicioso que pode acessar o PC de um usuário pela API (do inglês application programming interface) do Skype.

“Os usuários que estão infectados com este vírus também enviarão uma mensagem de chat para outros contatos do Skype clicarem em um link malicioso”, escreveu Arak.

Para evitar problemas, os usuários não devem baixar o arquivo. Algumas empresas de segurança, como a F-Secure e a Kaspersky, já atualizaram seus softwares para detectar o worm.

Jeremy Kirk, editor do IDG News Service, de Londres

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail