Home > Dicas

Ressuscite seu Windows

Saiba como solucionar problemas de inicialização do sistema operacional sem ter que reinstalá-lo

da PC World (EUA)

12/09/2007 às 17h15

ajuste_windows_70.jpg
Foto:

Saiba como solucionar problemas de inicialização do sistema operacional sem ter que reinstalá-lo

ajuste_windows150Você liga seu PC, vê alguns pedaços de texto passarem na sua tela e... nada: nada do logo do Windows, nada da musiquinha chata, apenas a tela vazia.

Felizmente, o Windows oferece aos usuários algumas maneiras de fazer com que ele volte ao estado normal. Por isso, antes de desistir e reinstalar o sistema operacional e todos os seus aplicativos de novo (se é que você ainda tem os discos originais), dê uma olhada nessas dicas.

No Windows XP e Vista, reinicie o OS em modo de segurança, apertando a tecla F8 antes do Windows iniciar. Quando aparece o menu de opções avançadas, escolha Última boa configuração conhecida e tecle Enter. Isso vai carregar as configurações de hardware e de driver usadas durante a mais recente inicialização do Windows que tenha sido bem sucedida.

Se essa tática não fizer o Windows funcionar, reabra o menu de opções avançadas e escolha Modo de segurança. Essa opção dá partida a uma versão simplificada do sistema operacional, carregando o mínimo de drivers e serviços necessário para o boot.

Caso o sistema inicie, você pode concluir que um dos itens desativados é o que está causando problema. Coma ajuda do Utilitário de configuração do Windows, você pode isolar o culpado.

Vá à página de ajuda e suporte da Microsoft “Como resolver problemas usando do utilitário de Configuração do sistema no Windows XP” para mais informações de como usar essa ferramenta.

Se o menu de opções avançadas não aparecer, reinicie seu sistema com o CD de instalação do Windows e faça uma instalação de reparo. Ela substitui os arquivos de sistema mas preserva suas configurações e, o melhor, os programas instalados.

Mas atenção: quando você vir a tela “Bem vindo ao Setup”, aperte Enter, e não a tecla R para reparo.

Pressione F8 na página de licença, e na próxima página aperte R para fazer a instalação reparadora. Nem pense em teclar Esc, caso contrário será iniciada a instalação normal e suas configurações e programas serão apagados.

O Vista fornece uma opção extra caso um desses passos não funcione. Selecione Reparar seu computador na parte de cima do Menu de Opções Avançadas de Boot. É mais ou menos o equivalente à instalação de reparo do Windows XP, mostrada acima.

Depois, rode o Startup Repair no menu de opções de Restauração do Sistema. Se você não visualizar a opção Reparar seu computador, acesse as Opções de Restauração do sistema depois de bootar com o DVD do Vista.

Para saber mais sobre as opções avançadas de inicialização, veja a página de ajuda do Windows; visite também a página do Windows XP “Como consertar um PC que não inicia”, para ler sobre resolução de problemas de inicialização do XP.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail