Home > Notícias

Surgem os rumores sobre a comercialização do iPhone na Europa

Acordos com a Apple garantem exclusividade nas vendas do iPhone para as operadoras Orange, O2 e Deutsche Telekom

Por MacWorld/Reino Unido

17/09/2007 às 16h13

Foto:

Acordos com a Apple garantem exclusividade nas vendas do iPhone para as operadoras Orange, O2 e Deutsche Telekom

A Apple pretende comercializar o iPhone em parceria com a O2 no Reino Unido, com a Orange na França e pela Deutsche Telekom na Alemanha.

Tudo indica que a T-Mobile, da Deutsche Telekom, adquiriu o direito de exclusividade de venda do iPhone em cinco países europeus. A Orange garantiu os direitos para a França.

Segundo uma nota do Financial Times, a T-mobile irá comercializar o iPhone na Alemanha, Áustria, Holanda, Hungria e Croácia. Rumores apontam que a T-Mobile teve de abrir mão de 10% do rendimento gerado pelo iPhone para firmar o acordo.

Leia também:

O The Guardian afirma que no Reino Unido a O2 garantiu o direito de exclusividade, concordando em pagar à Apple 40% do rendimento gerado com as vendas de iPhone, mais uma porcentagem do preço de venda. Um analista caracterizou o acordo como “grande perda de dinheiro”.

Originalmente o plano era dividir as vendas do dispositivo entre a Orange e a O2, devido ao mercado mais fragmentado do Reino Unido. A Carphone Warehouse será o distribuidor independente do produto, além da Apple e da O2.

As técnicas de negociação da Apple foram questionadas, como afirma essa nota: “Pelas discussões sobre o mercado de iPhone na Europa, a Apple moveu as quatro maiores operadoras britânicas - O2, Orange, T-Mobile e Vodafone - uma contra a outra. Todas elas, em certo ponto, acreditam ter um contrato de exclusividade para o mercado britânico”.

Segundo o The Guardian o acordo com a T-Mobile será confirmado na quarta-feira (19/09) e o com a Orange, para a França será fechado na quinta-feira (20/09).

Jonny Evans, editor da MacWorld, de Londres.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail