Home > Notícias

Google adiciona ferramenta de apresentações online ao Google Apps

O pacote, que já incluía editor de textos e planilha eletrônica, passa a ser chamado Google Docs e já está disponível em português

Por IDG News Service/EUA

18/09/2007 às 10h46

Foto:

O pacote, que já incluía editor de textos e planilha eletrônica, passa a ser chamado Google Docs e já está disponível em português

O Google adicionou um aplicativo de apresentações ao seu pacote de produtividade online nesta terça-feira (18/09), cumprindo uma promessa feita em abril.

Ao incluir a nova funcionalidade, o Google agrupou as demais ferramenteas - Docs  (editor de textos) e Spreadsheets (planilha eletrônica) - para Google Docs, que já está disponível em português.

A página de serviços do Google no Brasil, até às 11h07 de hoje, ainda mostrava o acesso ao serviço como "Textos e Planilhas" (veja imagem no final desta reportagem). Ao clicar no link, porém, a funcionalidade planilha já estáva acessível.

Esse novo movimento do Google deve, mais uma vez, aquecer a discussão da indústria se os aplicativos de produtividade online (Google Docs e Google Apps) rivalizam com o pacote Office, da Microsoft.

Leia também:

Rebecca Wettemann, analista da Nucleus Research, estima que a nova ferramenta do Google Docs tem cerca de 60% das funções do PowerPoint.

Ainda bastante crua, a aplicação Apresentação (como foi designada na versão em português), permite que usuários criem apresentações e as armazenem em um servidor central, onde podem ser editadas por outros usuários.

Espera-se que o Google incorpore também uma ferramenta de wiki baseada na tecnologia da JotSpot, adquirida há cerca de um ano.

Usuários também podem exibir seus slides e conversar por mensagens instantâneas em tempo real, além de importarem apresentações do PowerPoint armazenadas em seus micros. A função para exportar apresentações para o PowerPoint será adicionada mais tarde.

Ao integrar as apresentações, os serviços Docs e Apps, do Google, que incluem aplicativos de e-mail, mensagens instantâneas, calendário e criador de página pessoal, preencheram o único buraco que faltava em comparação ao Office, afirma ela.

Juan Carlos Perez, editor do IDG News Service, de Miami.

google_doc400

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail