Home > Dicas

Dá para usar o PC por meio de comandos de voz?

Ainda que não funcionem perfeitamente, há softwares que ajudam um bocado

Por Redação da PC WORLD

19/09/2007 às 19h26

Foto:

Ainda que não funcionem perfeitamente, há softwares que ajudam um bocado

Dúvida do leitor Sauro Rodrigues, recebida por e-mail
“Estou procurando um software que me permita operar o PC usando a voz. Por exemplo, mando ele abrir o Word e dito o texto para ele ‘digitar sozinho’”

PC WORLD: Isso parece ficção científica, mas a tecnologia já existe há algum tempo, graças aos recursos de reconhecimento de voz. Tudo bem que ela não funciona tão bem quanto de desejaria, como se vê no cinema.

Um bom exemplo é o software ViaVoice, da IBM (um dos mais antigos), ou tantas outras soluções para discagem por voz, disponíveis nos telefones celulares, que utilizam essa tecnologia.

Existem atualmente vários tipos de software (infelizmente a maior parte está em inglês) que permitem comandar o PC por meio de comandos de voz. Uma delas é o  Dragon Naturally Speaking (clique aqui para ver uma demonstração). Outra possibilidade é o Responding Heads (gratuito).

Entretanto, para que essas soluções funcionem o melhor possível, elas exigem que o usuário “treine” o programa com a própria voz, ensinando-o a reconhecer as nuances que cada pessoa possui. Sem contar que alguns só estão preparados para 'compreender' o idioma inglês.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail