Home > Notícias

Sem corte no preço do PS3, Sony volta suas atenções para o PlayStation 2

Ao abrir Tokyo Game Show, Sony afirma que voltará a investir no PlayStation 2 e anuncia atraso da comunidade online Home

Por IDG News Service/Japão

20/09/2007 às 17h14

Foto:

Ao abrir Tokyo Game Show, Sony afirma que voltará a investir no PlayStation 2 e anuncia atraso da comunidade online Home

A Sony Computer Entertainment abriu a Tokyo Game Show, maior feira de games do Japão, prometendo um novo joystick para o PlayStation 3 e expansão do seu setor de PlayStation 2, mas sem revelar nenhum corte de preço.

Leia também:

Kaz Hirai, presidente recém-empossado da unidade de games da Sony, afirmou que a companhia planeja voltar suas atenções ao PlayStation 2, ao mesmo tempo em que divulga seu sucessor, o PlayStation 3.

O plano não é comum por que empresas de game tipicamente desestimulam consoles antigos quando há novas versões disponíveis. Mas há motivo para a estratégia da japonesa: ao invés de comprarem o PS3, muitos gamers voltaram ao antigo em razão da grande diferença de preços.

O novo console custa 59,9 mil ienes no Japão na versão com disco rígido de 60 GB, contra apenas 16 mil ienes do PS2. Entre os rivais, o Xbox 360, da Microsoft, custa 38,8 mil ienes em sua versão completa, e o Wii, da Nintendo, sai por 25 mil ienes.

Com estes preços, não é surpresa que, no Japão, mercado natal da Sony, o PS2 continue a vender mais que seu sucessor. Na primeira semana de setembro, a versão anterior vendeu 13.360 unidades contra 13.248 do PS3 em terras japonesas, de acordo com dados do Media Create.

Como parte do seu novo plano, a Sony promoverá o PlayStation 2 em mercados em desenvolvimento enquanto continua a desenvolver novos jogos.

Havia boatos de que a Sony usaria seu espaço na Tokyo Game Show para abaixar o preço do PS3. No mesmo evento no ano passado, o então presidente da divisão, Ken Kutaragi, anunciou um corte similar após diversas críticas que o console estava exageradamente caro.

No lugar da diminuição do preço, a Sony apresentou um novo joystick DualShock 3, que tem função rumble e chegará ao mercado japonês em novembro e estará disponível na América do Norte e Europa no começo de 2008.

O executivo ainda revelou que a Sony começará a compartilhar sua experiência por sua unidade Worldwide Studios e convidará desenvolvedores a enviar impressões e dificuldades sobre o desenvolvimento de games para aumentar o apelo do PS3.

Hirai também anunciou o atraso da comunidade online "Home" (veja imagens), que deveria ser lançada oficialmente no próximo mês, jogando seu lançamento para o começo de 2008.

Martyn Williams, editor do IDG News Service, de Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail