Home > Notícias

Internet está prestes a entrar na era 3D, diz CTO da Intel

Justin Rattner apresentou no IDF 2007 novas tecnologias que vão ajudar a moldar a nova face tridimensional da internet

Por Daniela Moreira, repórter do IDG Now!*

20/09/2007 às 17h50

Foto:

Justin Rattner apresentou no IDF 2007 novas tecnologias que vão ajudar a moldar a nova face tridimensional da internet

A transição da internet 2D para a internet 3D foi o tema da apresentação de Justin Rattner, chief tecnology officer (CTO) da Intel, nesta quinta-feira (20/09), durante o Intel Developer Forum 2007, em São Francisco.

Na visão do principal executivo de tecnologia da Intel, estamos prestes a entrar na era da internet 3D, que reúne elementos como conteúdos gerados por usuário, interação social, persistência e tem como exemplos pioneiros mundos virtuais como Second Life e World of Warcraft. "Se você quer saber como serão as coisas em alguns anos, olhe para os jogos", disse o executivo.

Para Rattner, algumas macrotendências devem dar impulso à ascensão da internet 3D, entre elas a explosão das redes sociais e do conteúdo gerado por usuários; a ampliação do acesso à banda larga; a alta definição de vídeo; e a noção de uma economia virtual que pode se relacionar com economias reais em todo mundo.

"Por que agora? Porque pela primeira vez é tecnicamente possível, socialmente aceitável e culturalmente apropriado", definiu o CTO.

Durante a sua apresentação, Rattner trouxe ao palco representantes de empresas que fizeram demonstrações do uso de ambientes 3D em aplicações diversas, como simulações cirúrgicas e ambientes virtuais corporativos.

O CTO também apresentou tecnologias que poderão tornar os ambientes virtuais mais realistas - como efeitos especiais hoje utilizados em filmes de Hollywood - e protótipos de dispositivos de interação que vão além do teclado e do mouse.

"Temos que criar ambientes mais naturais, prover conteúdos mais ricos e ambientes seguros e confiáveis do ponto de vista da plataforma", concluiu Rattner.

O executivo sugeriu na sua apresentação e posteriormente em conversa com analistas e imprensa que em 2011 o Intel Developer Forum pode ganhar sua primeira edição virtual.

*Daniela Moreira viajou a São Francisco a convite da Intel.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail