Home > Dicas

É possível recuperar um cartão de memória com problema?

Dependendo do tipo de problema, saiba que é possível salvar o que está armazenado nele

Por Flávio Xandó, especial para a PC WORLD

21/09/2007 às 12h18

cartoes_memoria70.jpg
Foto:

Dúvida enviada por Jorge Gomes, recebida por e-mail
“Trabalho com fotos e um cartão Compact Flash deu problema. Gostaria de saber se há possibilidade de recuperar o dados desse cartão”

PC WORLD: Os cartões de memória, entre os quais os Compact Flash, podem ser comparados aos tradicionais disquetes; uma versão melhorada deles, mas ainda assim, muito parecidos.

cartoes memoria - 100x120Seu uso aumenta a cada dia - mais e mais dispositivos eletrônicos fazem uso deles em função de sua versatilidade e preço. E como qualquer outro componente, estão sujeitos a falhas, ainda mais se não forem de boa procedência (e a quantidade de cartões piratas impressiona).

Quando um deles resolve falhar, é preciso identificar o que está ocorrendo. Se o problema for lógico – ou seja, durante o processo de leitura, gravação, edição ou indexação das imagens – as chances de recuperar suas fotos são grandes e até o Scandisk do Windows pode ajudar.

Você pode tentar usar também o utilitários PhotoRescue ou o FreeUndelete.

Agora, se o problema for de hardware, a coisa fica um pouco mais complicada. Se as informações armazenadas no cartão foram imprescindíveis, saiba que existem empresas especializadas em recuperação de dados, tais como a CBLTech, a Data Disk e a Recuperação de Dados. Faça um orçamento e pondere se vale a pena. E depois compre um cartão novo, de boa procedência.

Leia também:

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail