Home > Notícias

Sharp apresenta novos modelos de gravadores de Blu-ray Disc

Fabricante planeja migrar gravadores domésticos para o formato Blu-ray Disc até 2011

Por IDG News Service/Japão

26/09/2007 às 12h41

Foto:

A Sharp vai lançar em breve diversos modelos de gravadores de Blu-ray Disc no Japão, como parte de um esforço da aliança que apóia o formato para assumir a liderança sobre o padrão rival HD DVD nas vendas de final de ano.

Leia mais:

A fabricante também disse que planeja migrar todos os seus gravadores domésticos para o formato Blu-ray Disc até 2011 - o mesmo ano em que o Japão planeja encerrar as transmissões analógicas de TV. A meta é menos agressiva que a da Sony, que já anunciou que não vai mais produzir gravadores de DVD para o mercado doméstico.

Os gravadores BD-AV1 e BD-AV10 da Sharp chegam às prateleiras em 27 de outubro e podem gravar transmissões de TV em alta definição terrestres ou por satélite. Os aparelhos também têm uma entrada iLink (IEEE1394) para conexão ao gravador de disco rígido Sharp, permitindo transferir gravações do drive para mídias Blu-ray.

Os equipamentos não trazem, contudo, outras entradas, portanto não podem ser conectados a set-top boxes de cabo ou outras fontes, como câmeras de vídeo. Em 1º de dezembro a Sharp vai apresentar modelos mais caros, com funções mais ricas. Os modelos BD-HDW15 e HDW20 terão entradas para vídeo, S-vídeo, áudio e câmera de vídeo.

O modelo AV1, que chega ao mercado no próximo mês, será capaz de gravar apenas discos de uma camada, limitando o espaço de gravação a três horas de programação de TV digital terrestre. As outras máquinas gravam discos de duas camadas, aumentando a capacidade para seis horas.

Além de gravar e regravar discos no formato Blu-ray, os modelos HDW15 e HDW20 trazem discos rígidos com capacidades respectivas de 500GB (gigabytes) e 1 TB(terabyte). O preço dos aparelhos no Japão é equivalente a 1.730 dólares e 2.595 dólares, respectivamente. Já os modelos AV1 e AV10 custarão 872 dólares e 1038 dólares, respectivamente.

A companhia planeja uma produção mensal de 30 mil unidades para os modelos AV e de 10 mil unidades para a linha HDW. No momento, a empresa não planeja vender os modelos fora do Japão.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail