Home > Notícias

MS anuncia novas funções de busca no Live Search para desafiar Google

Novidades incluem previews na procura por vídeos, integração do Virtual Earth com buscas locais e serviços para dados médicos

Por IDG News Service/EUA

27/09/2007 às 14h37

Foto:

Novidades incluem previews na procura por vídeos, integração do Virtual Earth com buscas locais e serviços para dados médicos

A Microsoft reuniu a imprensa e jornalistas nesta quinta-feira (27/09) para demonstrar novas funções do seu serviço de buscas Live Search que, segundo expectativas da companhia, devem atrair mais usuários ao serviço.

Leia mais:

Além do aumento no número de arquivos que compõe o índex do Live Search, que, segundo a Microsoft, já tem mais de 20 bilhões de documentos, a empresa anunciou mudanças nas buscas locais, por vídeos e mapas.

A nova interface de busca para vídeos, que será entregue aos usuários a partir da próxima semana, execute um preview do vídeo quando o usuário posiciona o mouse sobre o resultado escolhido.

O novo serviço registra movimentos dentro do vídeo que podem ser considerados os principais e os destaca, montando um clipe de 30 segundos que usuários podem assistir para ter uma idéia de como é o filme completo, afirmou Mike Nichols, diretor do grupo de Live Search.

Nas buscas locais, a Microsoft usará o Virtual Earth para resultados mais ricos. O serviço pode projetar fotos aéreas de lugares nos mapas tridimensionais de grandes cidades no Virtual Earth, segundo a Microsoft.

Uma ferramenta para que usuários destaquem percursos de uma viagem, chamada de Collections, será melhorada para que usuários possam clicar nas rotas ou assisti-las em uma demonstração virtual ao invés de vasculhar o mapa.

Os filmes das rotas poderão ser publicados em sites de vídeo, como o YouTube, afirmou a Microsoft, citando ironicamente o principal rival do Soapbox, seu serviço de vídeos.

Nas direções locais, o Live Search também mudará. Ao invés do usuário digitar um endereço inicial, o serviço oferecerá direções de todas as principais estradas, que podem ser escolhidas pelo usuário.

O serviço também modificará as rotas traçadas em vista do tráfego registrado na região.

A Microsoft também apresentou um novo serviço de buscas especializado em saúde, que será oficializado na próxima semana e separará resultados em colunas com artigos de jornais, resultados online e links patrocinados.

As novidades da Microsoft fazem parte da estratégia da companhia de se equiparar ao Google, principal rival nas buscas, em fatores como relevância e riqueza de funções disponíveis.

No evento, a Microsoft comparou resultados de buscas feitas no Live Search e no Google, como uma maneira de explicar que tentarão levar mais usuários do portal MSN a realizarem buscas no serviço.

Citando dados próprios, a Microsoft admite que, além de estar atrás de Yahoo e Google nas buscas, o Live Search perdeu participação de mercado no setor durante os quatro primeiros meses do ano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail