Home > Dicas

Dome o Windows – restauração sob controle

Supere a teimosia do seu sistema e crie novos pontos de recuperação no XP ou Vista

Por redação da PC WORLD

28/09/2007 às 18h59

restauracao_70.jpg
Foto:

restauracao150O recurso de Restauração do Sistema pode ser muito útil em momentos de pane. Ele permite realizar cópias de segurança do Registro e de muitos arquivos de sistema importantes do Windows XP e Vista automaticamente.

Porém, várias condições podem evitar que ele crie backups ou pontos de recuperação. Como lidar com esse tipo de pane? Confira:

Falta espaço no drive
Para criar um ponto de restauração, é preciso cerca de 200 MB de espaço livre no drive do sistema ou partição (geralmente o disco C:). Quando este espaço não está disponível, o computador pode parar de criar pontos de restauração e também apagar os existentes.

Ou seja, é hora de uma boa “faxina” nos arquivos antigos.

Leia também:

Sem agendador de tarefas
A Restauração do Sistema usa o Agendador de Tarefas do Windows para criar pontos de restauração do sistema automaticamente todo dia. Para se certificar de que ele está ativo, selecione Iniciar, Executar (ou Iniciar no Vista), tecle services.msc e pressione Enter.

Desça e dê um clique com o botão direito em Agendador de Tarefas, e vá em Propriedades. Se o Status do serviço não estiver em Iniciado, clique no botão Iniciar. E certifique-se de que o Tipo de inicialização está em Automático.

Leia também:

++++

restauracao150Sistema operacional sem descanso
O recurso de recuperação cria pontos de restauração automaticamente somente quando seu computador está ligado, mas ele precisa estar ocioso. Se o sistema está sempre desligado, hibernando ou em uso, não há pontos automáticos de restauração.

Mesmo quando ela funciona adequadamente, nem todos os pontos de restauração são utilizáveis. Essas marcações do sistema não são backups completos.
Cada um tem somente as alterações a partir do ponto de recuperação anterior, e a Restauração do Sistema pode precisar usar todos os pontos no seu disco rígido para reverter para algum deles.

Nesse caso, se um ponto de restauração estiver corrompido, todos se tornam inúteis. Se você não conseguir fazer algum dos seus pontos funcionar, remova todos eles para tentar começar de novo.

Para isso, desligue a Restauração do Sistema e ligue-a novamente. No Windows XP, selecione Iniciar, Executar e tecle sysdm.cpl, pressione Enter. Clique na aba Restauração do Sistema na caixa de diálogo de Propriedades do sistema, assinale Desativar Restauração do Sistema, clique em Aplicar, desmarque Desativar Restauração do Sistema e clique em OK.

No Vista, clique em Iniciar, tecle sysdm.cpl e pressione Enter (ou selecione Restauração do Sistema da lista de programas que aparecem conforme você digita). Clique na aba Proteção do Sistema (ou vá em Abrir, Proteção do Sistema) e desmarque Disco Local (C:).

O nome exato dessa opção varia, mas deve terminar com (Sistema). Talvez seja preciso esperar alguns segundos para que ele apareça. Selecione Desativar Restauração do Sistema no pop-up de Proteção do Sistema e clique em Aplicar. Assinale novamente Disco Local (C:) e clique em OK.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail