Home > Notícias

Primeira TV comercial do mundo com tecnologia OLED

Televisão XEL-1 traz uma tela de 11 polegadas que tem apenas 3 milímetros de espessura

Por IDG News Service/Cingapura

01/10/2007 às 11h06

Foto:

A Sony apresentou a primeira televisão OLED (organic light-emitting diode) comercial do mundo nesta segunda-feira (01/10), levando as telas finas a um novo limite.

Voltado à fatia mais alta do mercado de consumo, o televisor XEL-1 traz uma tela de 11 polegadas que tem apenas 3 milímetros de espessura e começa a ser vendido em dezembro.

A tela é mais fina que as de LCD e plasma porque não exige luz de fundo; os materiais OLED emitem luz própria quando a corrente elétrica é aplicada.

A XEL-1 recebe imagem com resolução de até 1080p, mas a tela tem apenas 960 por 540 pixels de definição.

sony_oled400

O lançamento do XEL-1, um dia antes da feira Ceatec 2007, dá à Sony vantagem sobre os concorrentes que estão trabalhando em tecnologias de OLED.

Além da espessura, o OLED oferece outras vantagens sobre as tecnologias atuais, como maior variedade de ângulos de visão, melhor contraste e cores. No entanto, a tecnologia é mais difícil de ser fabricada em volume e os materiais OLED se degradam com o tempo.

A Sony diz que a XEL-1 tem 30 mil horas de vida, o que significa que o consumidor poderá assistir oito horas de TV ao dia, por 10 anos. A TV começa a ser vendida no dia 1º de dezembro, no Japão, pelo equivalente a 1.740,50 dólares.

Atualmente, a Sony não tem planos de vender o modelo fora do Japão. A produção será de 2 mil unidades ao mês.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail