Home > Dicas

Organize os ícones da sua área de trabalho

Deixe sua área de trabalho muito mais limpa, bonita e prática

Por Redação da PC WORLD

02/10/2007 às 17h47

Foto:

No passado, uma escrivaninha bagunçada denunciava (ou sugeria) uma pessoa muito ocupada. Com a informatização dos escritórios, muda o objeto mas não os problemas: a área de trabalho do computador bagunçada sugere um PC desorganizado e um usuário idem.

Este tipo de desorganização pode atrapalhar muito mais do que se imagina. Muitos usuários perdem tempo tentando localizar o ícone da aplicação desejada em meio a um amontoado de outros que, algumas vezes, ele nem se lembra para que servem.

Se este é o seu caso, veja nessas dicas como reorganizar os ícones no desktop e se livrar daqueles que não servem pra nada.

org_icone03Ponha ordem na casa

Caso você não esteja com a área de trabalho sendo exibida - o que é muito provável, se estiver lendo esta página -, clique com o botão direito do mouse no relógio no canto direito da sua tela e depois selecione Mostrar área de trabalho.

A maneira mais simples de reorganizar os ícones na sua área de trabalho é arrastá-los para onde você quer que eles fiquem. É possível arrastar um ícone para qualquer lugar da área de trabalho, soltando-o na posição desejada.

Entretanto, deixar os ícones em colunas e filas alinhadas é mais difícil. Para resolver isso, basta pedir ajuda ao Windows. Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e selecione a opção Organizar ícones; depois, clique em Alinhar à grade.

O Windows XP não fará as alterações imediatamente, mas da próxima vez que você mover algum item, ele automaticamente irá organizá-lo por fileiras.

Para organizar automaticamente os ícones em fileiras, sem necessariamente alterar sua ordem, clique com o botão direito na área de trabalho e selecione Organizar automaticamente. O Windows XP organiza os ícones por fileiras.

Ícones desnecessários
Se seu computador tem muitos programas instalados, provavelmente a sua área de trabalho tem ícones dos quais vocês não precisa. O Windows XP consegue limpar a sua área de trabalho, movendo esses ícones desnecessários para uma pasta especial.

org_icone07Caso este seja o seu caso e se desejar eliminar estes ícones desnecessários, proceda da seguinte forma:

 Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho, selecione Organizar ícones e em seguida clique em Executar assistente para limpeza na área de trabalho.

Quando o assistente para limpeza na área de trabalho aparecer; clique em Avançar.

Na página dos atalhos, marque os programas cujos ícones você quer remover e desmarque aqueles que você quer manter na área de trabalho. Em seguida, clique em Avançar.

Na página Concluindo assistente para limpeza na área de trabalho, clique em Concluir.

O Windows cria uma pasta chamada Atalhos não utilizados da área de trabalho. Para remover outros ícones da área de trabalho, basta arrastá-los para esta nova pasta.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail