Home > Notícias

IBM reforça estratégia de Web 2.0 com formulários eletrônicos

A nova versão da tecnologia conta com todas as capacidades lógicas e de processamento existentes em um cliente desktop

Por Network World/EUA

04/10/2007 às 16h01

Foto:

A IBM acrescentou na terça-feira (02/10) um novo capítulo à sua história de Web 2.0. A companhia lançou a última versão de sua tecnologia para formulários eletrônicos. Ela chega como um componente para servidores e suporta tanto o Notes como a tecnologia de portais da empresa.

O IBM Lotus Forms 3.0, como foi batizado, é destinado a levar a tecnologia do desktop para o servidor, de forma que as companhias consigam executá-lo sem precisar instalar nenhum software no desktop.

Inicialmente, a IBM foca o lançamento do Lotus Forms 3.0 nos segmentos de governo, seguros, serviços financeiros e saúde. De acordo com a companhia, são segmentos que utilizam muitos formulários para, o exemplo, rastrear e aprovar serviços.

A nova versão da tecnologia, adquirida pela IBM na ocasião em que a empresa comprou a PureEdge, em 2005, conta com todas as capacidades lógicas e de processamento existentes em um cliente desktop.

De acordo com a Big Blue, a versão do Forms para desktop continuará sendo comercializada e suportará capacidades offline.

O Forms 3.0 é constituído de três componentes: o Forms 3.0 Server, Forms 3.0 Viewer para usuários offline e Forms Designer 3.0, para o desenvolvimento de formulários a serem publicados online.

Segundo a IBM, o servidor em si inclui toda a lógica existente no cliente e em mecanismos de tradução XML envolvendo HTML e produz representação XML para uso no back-end. O mesmo processo ocorre no sentido contrário, de volta ao cliente. O outro componente é um API para a integração entre os sistemas de back-end e os mecanismos de workflow.

Greg O'Connell, líder de formulários governamentais na IBM, diz que o Forms 3.0 reduz a zero o gap existente entre uma versão cliente e a baseada em servidores.

A IBM afirma ainda que o Forms poderá servir de front-end para sistemas de processos de negócios em plataformas como WebSphere Portal, WebSphere Content Management, Filenet P8, Lotus Expeditor, WebSphere Process Server, SAP e Siebel.

O Lotus Forms 3.0 já está disponível com preços a partir de 400 dólares por processador. O Lotus Forms Designer 3.0 começa em 670 dólares e o Forms Viewer 3.0, em 115 dólares.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail