Home > Notícias

Microsoft lança beta de serviço online para manutenção da saúde

O HealthVault permite que o usuário busque e armazene informações relacionadas à saude e seus tratamentos online

Por IDG News Service/EUA

05/10/2007 às 11h54

Foto:

O HealthVault, site que permite aos usuários buscar e armazenar informações sobre medicamentos, tratamentos e doenças foi lançado pela Microsoft nesta quinta-feira (04/10), em versão beta para os Estados Unidos.

Com o HealthVault o usuário pode coletar as informações e administrá-las por vários dispositivos, buscando por informação e auxiliando no processo de manutenção da saúde.

“Todos sabemos que a saúde é incrivelmente complexa, contém muita informação e nós a tornamos ainda mais difícil”, afirma Peter Neupert, vice-presidente do Health Solutions Group da Microsoft.

O sistema é dividido em três grandes frentes: nas buscas especializadas com o HealthVault Search, em armazenamento dos dados online e em comunicação “plug-and-play”, para receber dados de leitores de diabetes e monitores cardíacos no HealthVault Connection Center.

Em parceria com advogados da área de direitos de privacidade, incluindo a Coligação para Privacidade do Paciente, o HealthVault desenvolveu vários controles de privacidade que não permitem a troca de informações sem o consentimento do usuário.

“Finalmente os consumidores terão um lugar para armazenar suas informações de saúde sem que sejam exploradas, pois eles farão seu controle”, afirma a Dra. Deborah Peel, fundadora da Fundação dos Direitos do Paciente.

Apesar dos grandes esforços o projeto encontrará vários desafios, afirma Lynne Dunbrack, diretora da empresa de pesquisa de marketing Health Industry Insights. Menos de 30% dos consultórios e hospitais utiliza registros de saúde, por isso será um desafio encontrar informação para popularizar o serviço, afirma Dunbrack.

Cerca de 3% dos consumidores norte-americanos adotaram registros de saúde eletrônicos, mesmo com uma intensa divulgação pelo presidente George Bush e grupos privados.

Para oferecer suporte a vários dispositivos a Microsoft conta com seus parceiros, afirmando que cerca de 40 dispositivos já são ou serão compatíveis com o serviço. Desenvolvedores interessados em desenvolver produtos para o HealthVault podem acessar o kit de desenvolvimento.

O serviço só está disponível nos Estados Unidos. Uma mensagem no site diz, “Estamos trabalhando para tornar o HealthVault um serviço global e o encorajamos a tentar acessar o serviço novamente mais tarde”.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail