Home > Notícias

Usuários do Facebook estão vulneráveis a roubo de identidade

Mesmo com recursos sofisticados de privacidade, é preciso que configuração padrão questione se perfil será exposto, diz Sophos

Por PC Advisor/Reino Unido

05/10/2007 às 11h43

Foto:

O Facebook expõe detalhes pessoais de seus usuários mesmo aos que não são amigos em sua rede, arriscando-os a roubo de identidade, revelou a Sophos nesta quinta-feira (04/10). A empresa pede otimização do padrão de segurança.

Enquanto os usuários do Facebook são encorajados a se inscrever em redes para fazer amizade com pessoas de mesmo interesse, há um problema: seu perfil se torna público a qualquer membro daquela comunidade.

A pesquisa da Sophos foi feita com 200 usuários na rede de Londres do Facebook, e descobriu que 75% deles permitem que seus perfis sejam vistos por qualquer membro, sejam amigos ou não.

Dos usuários analisados, 25% possuíam dados corporativos, o poderia levar crackers a usar sua identidade corporativa.

“Descobri, ao criar um perfil no Facebook, que a empresa havia mudado algumas configurações e abria minha página a milhões de estranhos”, revelou o consultor de tecnologia da Sophos, Graham Cluley.

O executivo acredita, contudo, que os recursos de privacidade do Facebook são os mais sofisticados entre as redes sociais, mas ele pensa que muitos membros ainda não sabem como usá-los para evitar roubo de identidade.

A Sophos sugere que o Facebook peça aos participantes da rede, como configuração padrão, que eles cliquem para tornar seus detalhes visíveis a outros.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail