Home > Dicas

Entenda e modifique a forma como o Windows trata os menus

Eles são usados para agrupar diversas ações relacionadas em um único cabeçalho

Por Monica Campi, especial para PC WORLD

05/10/2007 às 10h41

Foto:

Se existe algo que qualquer usuário do Windows aprende desde cedo é que terá de conviver com um emaranhando de menus e submenus se quiser acessar alguma funcionalidade do sistema operacional.

O problema é que alguns menus contêm muitos itens e subitens, e checar todos pode dificultar a procura por um programa (ou função) específico.

E tem mais: para facilitar o dia-a-dia de quem utiliza o sistema, o Windows esconde itens pouco usados. Por conta disso, às vezes um atalho que você estava procurando pode ter sido escondido pelo sistema operacional e localizar a função desejada torna-se uma aventura.

Felizmente, a Microsoft criou uma forma de permitir que o usuário altere essa forma de o sistema tratar os menus.

Veja como fazer isso no Office, por exemplo.

Com qualquer aplicativo da suíte aberta, clicar em Ferramentas, Personalizar.

menu_1_2

Selecione a opção Mostrar menus completos após um pequeno intervalo e depois clique em OK.

menu_2_2

Outra forma de acessar os menus disponíveis naquele momento é clicar com o botão direito em qualquer objeto.

Por exemplo, se clicar com o direito em Meu Computador, você verá uma lista de ações relacionadas ao seu computador.

menu_3_2

Dica: Se você está incerto de como fazer alguma coisa, tente clicar com o botão direito. O breve menu que aparece, talvez possa fornecer aquilo que você precisa.++++

Personalize o Windows


Com alguns ajustes específicos, é possível deixar o sistema operacional mais de acordo com suas necessidades e gostos pessoais. O problema é que algumas destas opções não são apresentadas pelo Windows. Então, seguem algumas dicas importantes:

Acelere a apresentação dos menus - O Windows XP usa muitos efeitos visuais para prover uma interface rica e amigável. Um deles utiliza recursos de fade nos menus, fazendo com que eles apareçam ou desapareçam lentamente. É um efeito tão sutil que pode passar despercebido por muitos usuários, mas é suficiente para tornar a exibição dos menus mais lenta.

Para quem tem um PC equipado com um processador rápido, isso não faz a menor diferença. Se este não for o seu caso, veja como suspender esse efeito.

Clique em Iniciar, Meu computador e escolha Propriedades. Clique na aba Avançado, escolha Desempenho e clique em Configurações.

Na aba Efeitos visuais, desmarque a opção Esmaecer ou Deslizar menus para exibição e clique em OK. Agora quando abrir algum menu, ele aparecerá quase que instantaneamente.

menu_6_2

Personalize o menu Iniciar - O menu Iniciar é o portão de entrada para seus programas, ajustes do computador e internet. Algumas vezes, no entanto, o menu Iniciar pode ficar um pouco desordenado e fazer você trabalhar para encontrar o que precisa.

Se você já passou muito tempo olhando para o menu Todos os Programas até encontrar o que queria, então é hora de arrumar isso.

Você pode configurá-lo de duas formas para economizar tempo: Fixar ou Anexar programas muito usados no menu Iniciar; ou Reorganizar as pastas em Todos os Programas.

Se você tem dificuldades para encontrar aplicações em Todos os Programas, você pode “fixar” seus favoritos no menu Iniciar (você na verdade irá fixar os ícones no menu Iniciar). Desse modo, eles aparecerão no menu Iniciar assim que você clicar no botão, permitindo acessá-las rapidamente com apenas dois cliques – sem abrir o menu Todos os Programas.

Para fazer isso clique em Iniciar, Todos os programas. Para cada software que deseja que fique fixo no menu Iniciar, clique com o direito sobre ele e selecione Fixar no menu Iniciar.

menu_7_2

O programa irá aparecer no lado superior esquerdo do menu Iniciar. Agora, para abrir o programa escolhido só precisa clicar em Iniciar e então clicar no programa.

Para remover ou desmarcar algum programa que você tenha escolhido, é só realizar o caminho inverso. Clique em Iniciar, vá até o programa que quer remover, clique em cima com o direito e selecione Desfixar do menu Iniciar.++++

Quando se instala um novo programa, o Windows XP o adiciona no menu Todos os Programas. Funciona como uma estante de livros de uma livraria, organizados de acordo com a data de publicação.

Com o tempo, porém, acaba ficando difícil localizar o que se quer em meio a tantas entradas disponíveis no menu. Por sorte, pode-se controlar o menu Todos os Programas, só será preciso alguns minutos para arrumar isso:

Clique com o direito em Iniciar, Explorar. o Windows irá mostrar uma janela com todo o conteúdo do menu Iniciar. Você pode incluir novas pastas dentro do subarquivo Programas e pode organizar de acordo com a categoria escolhida.

Para criar uma pasta dentro do subarquivo Programas, clique em Programas, Arquivo, Novo e então escolha Pasta. Escolha um nome para a pasta e clique Enter. Repita o processo caso queira criar outras pastas.

menu_11_2

Com as pastas criadas, pode-se mover programas para elas. Clique na pasta Programas e arraste os ícones desejados para a pasta que deverá contê-lo.

menu_14_2

Agora navegue pelo menu Todos os Programas para testas sua nova organização. Você verá alguns programas nesse menu, mas que não são exibidos na janela do Explorer. Para organizá-los, faça o seguinte:
Clique com o direito em Iniciar e selecione Explorar a pasta All Users.

menu_15_2

Note que alguns programas reaparecem no menu Iniciar depois que você já os havia movido. Isso ocorre quando se instala uma atualização de um programa - o update do Windows algumas vezes coloca o link em seu lugar original.

Você pode tranqüilamente apagar esses links, clicando no menu Todos os programas e então, com o direito no item selecionado, em Excluir. Os links da sua pasta personalizada continuarão intactos.

menu_16_2


Ordem alfabética

Quando se instala novos programas no PC, o Windows XP os adiciona ao final do menu Todos os Programas. No entando, você pode rapidamente ordená-los no menu em ordem alfabética.

Para isso, clique em Iniciar, Todos os programas. Com o botão direito sobre qualquer pasta ou ícone, escolha Classificar por Nome. Esta mesma dica pode ser aplicada aos Favoritos do Internet Explorer. Contudo, esses conteúdo não ficam sempre organizados. Com o passar do tempo será necessário repetir o procedimento.

menu_17_2

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail