Home > Dicas

Configure seu Mac para acentuar em português como o Windows

Apple não configura computadores para acentuar palavras em português

Por Fernando Petracioli, especial para PC WORLD

09/10/2007 às 16h20

20051004_winlinuxmacos_100x120_den.jpg
Foto:

Embora a Apple venda computadores para usuários brasileiros, o seu sistema operacional Mac OS X não disponibiliza configuração de teclado para usar a acentuação da mesma maneira que é usada, por exemplo, em PCs com Windows, o que confunde, principalmente, os novos usuários de Mac.

Você pode acentuar seus textos no Mac como manda a norma culta, claro, mas é um pouco mais complicado. Para acentuar a palavra “é”, por exemplo, você precisa segurar a tecla Option, digitar E e, depois de soltar os dois botões, teclar mais uma vez E.

Mas esse problema tem solução. Um brasileiro desenvolveu um driver que contém dois layouts de teclados específicos para a língua portuguesa. É um arquivo .zip que está disponível gratuitamente na internet.

Siga os passos:

1)    Antes de mais nada, baixe o arquivo. É um documento zipado, então, desempacote-o, clicando duas vezes nele – isso se o seu Mac não descompactá-lo automaticamente.

2)    Depois de descompactá-lo, cole o arquivo brasileiro.bundle na pasta /Biblioteca/Keyboard Layouts de seu HD.

3)    Agora você precisa reiniciar a sessão: dê Logout e depois Login.

4)    Abra as Preferências de Sistema, clique no ícone Internacional e vá na aba Menu de Entrada.

5)    Ative o layout de seu interesse: Brasil (se o seu teclado for similar ao formato US International do Windows; neste caso, seu teclado não tem a tecla Ç) ou Brasileiro (no caso do teclado português, isto é, com a tecla Ç).

mac1_400

6)    Pronto! Agora o layout estará prontinho para ser acessado via Barra de menus, na parte superior e à direita da Mesa (área de trabalho). Você ainda pode retornar ao modo de acentuação tradicional do Mac quando quiser. É só alternar entre os layouts na Barra de menus.

mac2_400

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail