Home > Notícias

Entretenimento: quatro opções de serviços para fotos, redes e vídeos

Veja como a internet pode lhe ajudar a editar fotografias, gravar vídeos e integrar mensageiros e redes sociais no navegador

Por Guilherme Felitti, repórter do IDG Now!

10/10/2007 às 16h56

Foto:

YouTube
Desde dezembro de 2006, o YouTube não é apenas um lugar divertido para encontrar e assistir vídeos antigos.

Com a introdução da função QuickCapture, o Google permite que usuários sem qualquer software no PC ou experiência com edição e captura publiquem vídeos no serviço. A exigência? Apenas uma óbvia webcam conectada ao PC.

Leia mais:

Para gravar seus vídeos, basta preencher o cadastro exigido pelo YouTube, permitir que o serviço acesse a webcam e o microfone e gravar. Após o término, o vídeo é automaticamente publicado no YouTube.

A ferramenta facilita o trabalho de centenas de usuários que publicam vídeos simples em que expressam opiniões frente ao PC sem que tenham que instalar softwares na máquina. Junto ao QuickCapture, o YouTube também permite que usuários remixem vídeos alheios com seu YouTube Remixer.

O Remixer tem interface similar a populares softwares de edição de vídeo, permite a formatação das transições, inserção de legendas e bordas e promete integrar clipes de áudio ao filme, no futuro.

PopURLs
Na imensidão de conteúdo criado seja pela grande mídia seja pela comunidade de amadores, o usuário é obrigado a se direcionar a cada uma das fontes de conteúdo caso não queira apelar para o RSS.

O PopURLs faz uma filtragem inicial dos conteúdos para o usuário, oferecendo em uma lona página inicial blocos de conteúdo com as notícias, fotos, vídeos ou posts mais recentes ou populares de dezenas de serviços online.

Das notícias mais votadas no Digg aos vídeos mais assistidos no YouTube, passando por fotos populares no Flickr, os links mais apreciados no StumbleUpon e até atualizações recentes no Twitter, o PopURL é um ótimo passo inicial para se encontrar na avalanche de conteúdo online.

Picnik
Se editar textos, planilhas e apresentações online já começa a se tornar uma ação corriqueira, por quê não cortar, redimensionar e mudar a cor de fotografias dentro do navegador?

Por mais que exija uma máquina potente para rodar sem problemas, o Picnik suporta Windows, Mac OS X e Linux e, dentro de uma bela interface, permite que usuários corrijam fotografias com apenas um botão, algo essencial para leigos no assunto.

Além de ferramentas avançadas para serviços online rivais, como exposição das fotos e remoção de olhos vermelhos, o Picnik tem ótima interação com álbuns digitais de fotos, como Flickr, Picasa, Facebook e Photobucket, o que permite a importação automática das fotos ao invés da publicação de uma por vez.

AirTalkR
Se o Meebo congregava todos os principais comunicadores instantâneos em uma mesma interface, que tal dar um passo adiante com o AirTalkR?

Além das ferramentas Windows Live Messenger, ICQ, Google Talk, Yahoo Messenger e AOL Messenger, o AirTalkR também permite que usuários gerenciem e atualizem serviços como Twitter, LinkedIn, MySpace e FaceBook a partir de uma mesma interface.

O visual do site, inspirado visivelmente no Windows Vista, é outra vantagem sobre o Meebo, cuja interface em cinza e amarelo é de doer os olhos de qualquer usuário.

Construído pela plataforma Adobe Integrated Runtime (AIR), o AirTalkR também pode ser baixado, o que permite seu uso no desktop como um widget do sistema operacional.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail