Home > Notícias

ICANN anuncia testes de caracteres especiais de 11 línguas em domínios

Organização que controla padrões online testará com domínios que aceitarão caracterees especiais em 11 línguas não derivadas do latino

Por Redação, do IDG Now!

11/10/2007 às 15h24

Foto:

A Organização da Internet para Designação de Nomes e Números (da sigla em inglês, ICANN) lançará um teste na próxima semana para avaliar o uso de 11 diferentes línguas nos domínios do tipo top-level.

O projeto, oferecido pela organização que regula os padrões para nomes e endereços na internet, visa implementar os Internationalized Domain Names, o que permitirá que usuários escrevem domínios com caracteres usados em suas próprias línguas, não apenas em latinas, como o inglês ou português.

Para tanto, o teste se concentrará em línguas que apresentam caracteres ainda não aceitos em URLs, como árabe, persa, chinês (simplificado e tradicional), russo, hindú, grego, coreano, japonês, tamil e  iídiche.

Segundo o ICANN, a escolha de línguas seguiu o entusiasmo de suas comunidades online para fazer do Internationalized Domain Names uma realidade.

A partir de 15 de outubro, o ICANN oferecerá wikis nas 11 línguas em que usuários poderão criar um subdomínio para que acrescentem opiniões e avaliações sobre a maneira como os domínios são apresentados ou como as novas URLS funcionam em seus softwares.

"Usuários poderão ter seus próprios nome em suas línguas na internet quando a implementação completa do novo sistema oferece milhares de novos caracteres das línguas do mundo", afirma Paul Twomey, CEO e presidente do ICANN.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail