Home > Dicas

Saiba o que fazer com a rede wireless na hora de formatar

Leitor vai formatar o PC e não sabe o que fazer com as informações da sua rede wireless

Por Fernando Petracioli, especial para PC WORLD

11/10/2007 às 18h32

pc_150.jpg
Foto:

Reportagem feita a partir de dúvida de leitor; saiba mais

pc_150Um leitor quer formatar seu computador. E está com medo de que, com a formatação, não consiga recuperar as configurações relativas à rede sem fio que tem instalada – pois como comprou o PC usado de um terceiro, não sabe se os CDs que acompanham a máquina contêm os drivers necessários.

Leia também:

O primeiro esclarecimento importante é de que todas as informações ligadas aos dispositivos wireless serão, sim, perdidas com a formatação. Esses dados incluem a configuração da rede sem fio e também os drivers de dispositivos, como a placa, que ele tem instalada no computador.

Assim, é necessário que o leitor verifique se os CDs contêm, de fato, os drivers ou não.

Caso contenham, ele pode ficar tranqüilo, pois é só fazer a instalação novamente usando os discos após formatar o PC. Caso os CDs não contenham os drivers, temos um pequeno problema.

Como não é possível fazer backup desse tipo de informação, será necessário que o leitor procure esses drivers no site do fabricante da placa ou na internet. Ele deve buscar pelo modelo de hardware que possui (preferencialmente) ou, caso não encontre, utilizar um modelo genérico compatível.

O mesmo vale para a configuração da rede. Também não há como salvar essas configurações em um backup. Tudo terá que ser feito novamente.

Se o roteador que o leitor usa já estiver configurado para receber o IP atribuído por DHCP, o usuário terá somente que conectá-lo de maneira correta nos equipamentos que compõem a rede.

Mas, caso as configurações tenham sido feitas de outra forma, será necessário refazê-las manualmente por meio do Assistente para Configuração de Rede Sem Fio presente no Painel de Controle do Windows. Para isso o leitor precisará ter as informações do provedor em mãos.

config_wireless2_400++++

pc_150Windows
Falando em Windows, eis outro item que o leitor precisa ter esclarecido antes de pensar em formatar seu PC. Às vezes pode não bastar que o usuário tenha o CD do sistema operacional da Microsoft.

No caso das versões 98, 2000 ou XP, por exemplo, o disco pode não conter as atualizações (Service Pack) que o leitor tenha baixado. Nesse caso, ele pode fazer um backup – em CD ou DVD, por exemplo – dos downloads de atualização que fez ao invés de baixá-los todos novamente via Windows Update.

Outras edições de Windows já têm inclusas os Service Packs, o que facilita um pouco o trabalho. No caso do Vista, ainda não foi lançada para venda uma versão com o Service Pack recentemente lançado pela Microsoft.

Documentos pessoais
Outro aspecto que o leitor não pode se esquecer são os arquivos pessoais – como fotos, músicas, e-mails, textos acadêmicos ou de trabalho – que ele não queira perder.

Ele precisa fazer backup desses documentos antes de formatar a máquina. Saiba que isso não precisa ser feito necessariamente em discos, como um DVD, por exemplo. Existem serviços gratuitos de backup online disponíveis na internet. Clique aqui para saber mais.

E existem diversos softwares que podem ajudar o usuário a fazer backup e sincronização de arquivos, seja em qual mídia for. Clique aqui para ver e baixar alguns deles.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail