Home > Notícias

Mashups, metadados e “TI verde” estão entre 10 tendências para 2008

Relação reitera aposta em integração de dados e customização de aplicativos

Por Redação, do IDG Now!

11/10/2007 às 10h29

Foto:

A consultoria Gartner divulgou nesta terça-feira (09/10) dez tendências de tecnologia que terão grande impacto no mercado corporativo durante os próximos três anos.

Leia mais:

Além de indicar a expansão de preceitos praticados nos últimos meses, como regulações que diminuam os impactos ecológicos de TI e a crescente penetração de softwares como serviço nas empresa, o estudo indica uma customização ainda maior de ferramentas online no ambiente corporativo.

A consultoria afirma que os fatores que denotam impacto significante para uma tecnologia estar na lista incluem alto potencial de integração ao setor, necessidade de grandes investimentos ou riscos de adoção tardia.

Segundo o estudo, indícios deste cenário são as indicações de que mashups e softwares sociais representarão, até 2010, duas das principais formas de formular aplicações corporativas, formando um novo setor ainda pouco explorado por novas empresas.

"Softwares como serviço" e plataformas online também deverão se popularizar até 2010, graças à integração de dados corporativos, serviços e aplicações dentro de uma mesma infra-estrutura. A modelagem de plataformas de negócios também deverá ver uma aproximação entre equipes responsáveis pela arquitetura e pelos processos, resultando em produtos mais pontuais.

O volume de dados sobre produtos e clientes que as empresas armazenam será alvo de uma crescente integração e gerenciamento de metadados, o que, segundo o Gartner, deverá otimizar novas oportunidades de mercado para as companhias.

Unificação também será a palavra de ordem para comunicações, em um aprofundamento da atual transição dos sistemas de PABX para a telefonia por IP, algo que, conforme relata o estudo, estará presente na maioria das empresas em cinco anos.

Entre as tendências de hardware, o Gartner destaca tanto a exploração cada vez maior de sistemas de virtualização automatizados, chamados de "Virtualização 2.0", como a integração operacional de diversos servidores, o que permitiria recombinações de processamento conforme a necessidade da companhia.

Por fim, o Gartner listou pela primeira vez mídias locativas como uma tendência para o mercado corporativo, exemplificando o crescente uso de GPS como o uso de dados informáticos no ambiente real para ajudar a localizar o usuário.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail