Home > Notícias

As 13 piores atualizações de software

Confira os aplicativos que gostávamos mais antes de serem “melhorados”

Por Preston Gralla, da PC World EUA

11/10/2007 às 17h53

atualiz_piores_150.jpg
Foto:

atualiz_piores_150Desenvolvedores de software gostariam que você acreditasse que, a cada nova versão, seus produtos melhoram substancialmente, adicionando interfaces e características mais poderosas, e fazendo melhor uso dos processadores rápidos e mais memória RAM. Mas sabemos que nem sempre esse é o caso.

Já vimos programas que começaram como um simples utilitário de 1 MB se transformarem em um monstro gigante, com uma interface tão complexa que você precisaria de um Ph.D. em física para entender. Já vimos também softwares que retiraram algumas de suas características mais atraentes para fazer com que você compre, a preços altos, uma versão Pro. E também vimos aplicações que já foram despretensiosas se transformarem em um “guloso seqüestrador” de sistema.

Claro que, às vezes, essas mudanças estão à vista do usuário. Adições que são ótimas vantagens para uns, talvez não passem de inutilidade para outros. Nós selecionamos uma lista de bons softwares que ficaram ruins, e mostraremos como você pode voltar atrás e fazer um download e instalar as antigas, e melhores, versões.

Como encontrá-las
Para nossa compilação de softwares “mais velhos, melhores”, recorremos aos profissionais – pessoas que usam muitos programas todos os dias. Pedimos aos editores da PC World que fizessem uma lista com as aplicações que eram melhores antes das modificações. Também pedimos ajuda ao website que possui esse “baú do tesouro” com as versões antigas, porém melhores, dos softwares.

O site OldVersion contém inúmeras versões antigas de centenas de programas. Conversamos com o fundador e editor do site, Alex Levine, para que pudesse nos dar sugestões das melhores versões antigas e pedimos aos usuários do site para nos ajudar também.

Dica: Quando clicar no link do software no site OldVersion, você talvez precisará descer a página para encontrar a versão que deseja. Porém o OldVersion não é o único site que arquiva softwares antigos. Se você está procurando por uma aplicação difícil de encontrar, experimente os sites: OldApps e Old-versions.net.

Comércio de troca seguro
Antes de começarmos com nossa lista de “Melhores Antigos”, é bom ter em mente um importante aviso: um fator inegável que acompanha as novas versões é a certeza de que foram feitos ajustes no quesito segurança, e às vezes ajustes importantes. Portanto, se você escolheu usar uma versão antiga de um programa, fique sabendo que você estará assumindo um risco calculado. Tenha certeza que suas outras defesas são fortes o suficiente para barrar problemas com segurança, e seja extremamente cuidadoso quando for clicar em algum lugar.

Programas de mensagens instantâneas
Você acha que suas aplicações para mensagens instantâneas estão saturadas? Bem-vindo ao clube.

AOL Instant Messenger (AIM)
O editor do OldVersion, Alex Levine, e muitos outros, reclamam que a nova versão do AIM possui mais pop-ups, muita publicidade e uma interface bem difícil. “Muitos usuários usam o AIM 5.5x ou 5.9x simplesmente porque essas versões fazem o que os usuários precisam que elas façam e não usam muito espaço na CPU”, diz Alex.

“Eles fazem as versões novas ficarem mais ‘bonitinhas’ e enchem de coisas que não precisamos”, disse um usuário do OldVersion sobre o AIM. “A versão antiga funciona bem melhor; ela faz o que quero, que é permitir que eu me comunique com as pessoas sem ruídos e sem uma interface que não preciso”. “Os smilies são horríveis na versão nova”, complementa outro usuário.

ICQ
A America Online parece ter um talento especial em arruinar bons messengers. O ICQ chegou a ser o maioral’ das mensagens instantâneas. Então a AOL o comprou. Desde então as pessoas vêm reclamando da saturação do software.
“Eu ainda uso o ICQ 2003 Pro, primeiro porque ele ainda tem o modo original de mensagem única, ao invés das janelas de conversa”, diz o editor da PC World EUA, Elliot Kirschling. “Preferiria usar uma versão mais antiga, mas elas não se conectam mais às novas redes e clientes”.

“Era um excelente programa de mensagens instantâneas, mas eles não conseguiram deixá-lo bom como estava e continuaram adicionando mais e mais”, reclama outro usuário do OldVersion. O site, inclusive, tem versões antigas do ICQ e ICQ Lite. Se você quer conferir sobre o que as pessoas estão reclamando, você pode então fazer um download do ICQ 6, a versão atual.

Windows Messenger, MSN Messenger, Windows Live Messenger
Esse programa de mensagens instantâneas da Microsoft já passou por tantas mudanças de nome que desafiamos alguém que lembre todos esses. A última versão é o Windows Live Messenger, que alguns reclamam ser um “engorda” sistema.
“O Windows Live Messenger é só estilo e nada de benefício”, diz um usuário do OldVersion. “Eu quero um messenger que mande mensagens para as pessoas, não que ‘coma’ meus recursos do sistema com uma interface ofuscante”. Esse devoto do messenger diz que usa o MSN Messenger 7.5.++++
Media Players
Procurando por um simples Media Player? Teremos que voltar no tempo.

Windows Media Player
Uma vez o Windows Media Player já foi simples, aplicações compactas que somente tocavam arquivos de mídia. Nada mais, nada menos. Esses tempos já se passaram. Hoje, o Windows Media Player 11 é o maior, máxima aplicação para gerenciar mídia, com todos os tipos de "barulhos e assovios". Porém, nem todo mundo gosta desses "barulhos e assovios".
É o que diz um usuário do OldVersion: “Costumava ser um utilitário que tocaria os arquivos de mídia no seu PC. Agora é um inflado media center.” O OldVersion tem versões do Media Player que vai desde o 5.1 (com um download de 0.2MB!!).

MusicMatch Jukebox (Agora, Yahoo Music Jukebox)
O Yahoo Music Jukebox (a última versão do que antes era MusicMatch Jukebox) gerencia uma infeliz dupla: críticos dizem que inflaram e deixaram de lado muitas das ótimas características de seu antecessor. “Versões antigas do MusicMatch Jukebox eram as melhores soluções para gravar, organizar, marcar tags e tocar uma vasta coleção de músicas”, diz Kirschiling. “A versão 10 foi a última, e teve algumas atualizações depois que o Yahoo comprou, mas agora eles tentam forçar a todos para que façam upgrade para o Yahoo Music Jukebox. O problema é que essa ferramenta do Yahoo não possui as características avançadas que o MusicMatch tinha”.

Winamp
Qual é a dos Media Players que faz todos os envolvidos na criação quererem mexer com eles? Será que se sentem instigados quando dizem “Meu player é melhor que o seu?”. Por qualquer razão que seja, esses programas aumentam, mas não melhoram com o tempo. O Winamp é outro programa de media player que cresceu através dos anos, e não necessariamente para melhor. Versões antigas eram diretas e funcionaiss: ótimos tocadores de mídia e sem complicações no caminho. A nova versão, alguns dizem, só complica. “Minha versão favorita é o Winamp 2.95. Isso antes de começarem a atolar o usuário e adicionar coisas completamente desnecessárias”, diz um fanático por música do OldVersion. “Eu só quero um programa que toque MP3. Não preciso que isso queime CDs ou baixe novas músicas ou faça meu café-da-manhã e massagens no meu pé”, brinca o usuário.

iTunes
No caso do iTunes 7, inflar não é problema. Mas usuários discriminados reclamam que a Apple tirou uma importante e útil característica. Antigas versões do iTunes permitiam que você percorresse por sua coleção de músicas em um número ilimitado de PCs, por uma rede local”, explica o editor sênior da PC World EUA, Eric Dahl. “As versões atuais restringem para uso máximo de 5 PCs por dia, o que significa que se sua coleção de músicas é popular entre seus colegas, então alguns deles ficarão de fora".

QuickTime Player
O QuickTime é outro exemplo da Apple tirando características de um programa em perfeito estado, diz o editor executivo da PC World EUA, Allan Stafford. “O QuickTime Player ficou com lacunas em suas características, em manobra para levar as pessoas a comprarem a versão Pro”. A versão atual é a QuickTime 7. Para acessar as versões antigas, clique aqui.

Softwares de imagem e vídeo

Claro que essa categoria de software geralmente significa grandes e imensos programas. Mas às vezes você recebe a menos, não a mais.

iMovie '08
Esse é um exemplo de um ótimo programa que ficou ruim – bem, bem ruim. Quando a Apple atualizou o iMovie, eles essencialmente mudaram o software por completo, retirando todas as melhores características e deixando para trás a carcaça do programa inicial. Agora não existe mais uma linha de tempo para a edição dos vídeos, as ferramentas de edição de áudio são pobres, não aceita nenhum plug-in – e isso é apenas o começo.

David Pogue escreveu em sua newsletter no New York Times, “eu não me lembro de nenhuma empresa de software retroceder tanto: jogar fora um programa super maduro e completo e trocar por um dublê vazio, com enfoque diferente, sob o mesmo nome”. Felizmente, as versões para o iMovie que foram incluídas no Apple iLife 2004 e Apple iLife 2006 ainda estão disponíveis através da Amazon.com.

Corel Paint Shop Pro
Por muitos anos, o Paint Shop Pro foi o top shareware em gráficos . Era o anti-Photoshop – muitas características, muito poder, e ainda sim simples e rápido de carregar. Então veio a versão 8. Adeus simplicidade. As coisas não se desenvolveram em nada na versão atual, Corel Paint Shop Pro X2, que custa cerca de U$100. “Se eu quisesse fazer alguma coisa de forma simples e rápida, eu usaria o Paint Shop Pro 7”, diz um usuário do OldVersion. “O Paint Shop Pro 8 tentou ao máximo ser o Photoshop Lite”.  Ao menos o OldVersion tem as “encarnações passadas” do Paint Shop Pro.

“Com a versão 8, eles tentaram fazer muito e eu não tenho idéia de como usar metade das ferramentas ou botões”, diz outro usuário do OldVersion. “Eu uso o Paint Shop Pro para funções básicas como cortar as bordas das fotos, porque carrega mais rápido que o Photoshop. Para o que eu preciso a versão 8 é praticamente inútil.".

ACDSee
Versões passadas do ACDSee, um programa gerenciador de imagens, eram simples e de carregamento rápido. Ele foi idealmente adaptado para visualização de gráficos e conversões de imagem. Já a atual versão é grande e lenta, e nem tão fácil de usar, como reclamam alguns usuários. “Quando a versão 3.0 chegou, o aplicativo era incompatível para meu uso, por causa de todas as coisas desnecessárias que adicionaram”, afirma m usuário do OldVersion. “As versões antigas do ACDSee carregavam rapidamente, como o Visualizador de Imagens do Windows, e tinham melhores funções para redimensionar e apresentações de slide. Também permitiam que você fizesse conversões de imagens em JPG/GIF/BMP/PNG”. O ACDSee 9, a última versão, é vendida por U$ 40. Você pode encontrar versões antigas no site OldVersion.

Dois outros programas favoritos
Esses dois aplicativos são populares – mas suas versões atuais são as melhores?

Adobe Reader
Esse programa largamente usado foi desenvolvido para fazer uma coisa: permitir que você leia arquivos em PDF. Antigamente, isso significava um programa magrinho. Hoje, significa um “lutador de sumô”. Não acredita? Então repare no tamanho dos arquivos. A versão 2.0 tinha 1.4 MB de download. A atual versão 8.1 possui um pesado download de 22.3MB.
A melhor versão desse clássico, segundo um usuário do OldVersion, é o Adobe Reader 5.0.5. “O inchaço apareceu na versão 6”, diz ele, “e mesmo que tenha começado a desaparecer na versão 8, ainda existe aquela irritante janela de update e muito mais.”

Eudora
Muitos usuários antigos de PC lembram desse e-mail. Inclusive, para muitos, ele foi o primeiro software de e-mail que usaram. Mas algumas mudanças no programa introduzidas ao longo dos anos, como uma ferramenta que lia seu e-mail para avisá-lo se este era um insulto em potencial, pareceram pouco necessárias para os diversos usuários. Boas notícias podem estar a caminho. A Eudora abriu seu código e futuras versões estão sendo desenvolvidas pela Mozilla Foundation. Você pode pegar a versão atual aqui ou baixar uma versão mais antiga aqui.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail