Home > Notícias

Associação holandesa recomenda que usuários não comprem PCs com Vista

Entidade alerta que a empresa não ofereceria o Windows XP a todos os clientes do Vista

Por Gregg Keizer, editor do Computerworld, em Framigham

15/10/2007 às 19h33

Foto:

A Consumentenbond, associação de defesa de consumidores da Holanda, enviou um alerta para que os usuários de PCs evitem o uso do sistema operacional Windows Vista, da Microsoft. A recomendação foi feita depois que a entidade tomou conhecimento de que a subsidiária da empresa não ofereceria o downgrade para o Windows XP a todos os clientes.

Leia mais:

Após receber cerca de 5.200 reclamações relacionadas ao Vista em uma lista de e-mails, nas últimas seis semanas, a associação solicitou à Microsoft que os usuários de novos desktops que tivessem problemas com o Vista, pudessem fazer o download gratuito do XP. Na última quinta-feira (11/10), a Microsoft recusou o pedido.

A Microsoft permite o downgrade do Vista para o XP somente para compradores de PCs que tenham as versões Vista Ultimate ou Vista Business pré-instaladas.

A empresa não fornece a mídia para instalação do XP, mas em meados deste ano, reduziu algumas restrições anteriores e permitiu que os fabricantes de desktops fornecessem CDs com o Windows XP a novos clientes. Já as pessoas que comprarem máquinas rodando o Vista Home Basic ou o Vista Home Premium devem pagar por uma licença do XP Home ou do XP Professional.

Ao ter sua proposta rejeitada pela Microsoft, a Consumers Union recomendou que somente clientes seguros de suas habilidades técnicas comprassem PCs com o Vista pré-instalado.

A associação ainda pediu que as revendas de desktops ofereçam a troca do sistema operacional a clientes insatisfeitos com o Vista.

Os porta-vozes da Microsoft não fizeram comentários sobre a recomendação até o fechamento da reportagem.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail