Home > Notícias

Sistema controla Second Life pelo pensamento

Sistema EEG da Universidade de Keio utiliza impulsos elétricos para controlar avatares

Por Redação do IDG Now!

16/10/2007 às 14h34

Foto:

Pesquisadores da Escola de Medicina e Reabilitação da Universidade de Keio desenvolveram um sistema que permite que pacientes de desordens motoras interajam no metaverso Second Life por meio de leitura de pensamentos.

Leia mais:

Na demonstração prática no site da entidade, vídeos mostram estudantes interagindo na rede social por meio de uma bandana posicionada em suas cabeças.

Segundo a faculdade, o sistema chamado de EEG usa três eletrodos com um centímetro de diâmetro colados ao escalpo do paciente para registrar impulsos elétricos emitidos pelo cérebro que enviam ações de movimento a determinados músculos.

Eletrodos também são colados às extremidades do corpo do paciente, como mãos e pés, para que o algoritmo do sistema "exercite melhor a área motora" das regiões.

Para caminhar, explica o grupo de pesquisa, o paciente precisa pensar na alternância de movimento entre as pernas esquerda e direita. Virar-se dentro do Second Life é possível com o paciente pensando em movimentar o pescoço para a direção desejada.

A interação com o Second Life, de acordo com os pesquisadores, ajudará o sistema a se tornar mais sofisticado a ponto de permitir que pacientes com diversos tipos de desordens motoras usem a tecnologia para indicar direções em cadeiras de rodas no futuro.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail