Home > Notícias

Nova tecnologia pode classificar imagens por tags automaticamente

'Tagging Over Time Technology' aprende classificação mais precisa das fotos

Por Redação do IDG Now!

17/10/2007 às 10h48

Foto:

Pesquisadores da Penn State University, dos Estados Unidos, desenvolveram um sistema que classifica fotos por meio de tags automaticamente, anunciou a instituição nesta terça-feira (16/10).

Leia mais:

Além de incluir as tags quando as imagens são publicadas, a Tagging Over Time (T/T) Technology ainda aprimora a classificação, pois “aprende” a partir da interação dos usuários com as fotos.

Um dos pesquisadores envolvidos no projeto, James Wang, aponta que o desafio é converter os pixels das imagens em palavras descritivas. A tecnologia se adapta de acordo com as preferências do usuário por imagens e alteração de palavras.

O sistema consegue interpretar os arquivos de imagem por meio de uploads feitos em sites como o Flickr, do Yahoo, trocando as tags antigas para outras mais relevantes, graças a um componente de “aprendizado”.

Em testes, a tecnologia classificou corretamente quatro entre dez imagens. Com precisão inicial de classificação em 40%, com o tempo, o sistema pode chegar a 60%.

Os pesquisadores também criaram um sistema que pode detectar automaticamente a “qualidade” de uma imagem, que considera características como contraste, brilho e composição - neste último, a inovação compara a foto a modelos de imagens públicas para aprender os modelos estéticos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail