Home > Notícias

Web 2.0 Summit 2007 começa nos EUA aprofundando “embate de gerações”

Evento que cunhou termo "Web 2.0" reunirá CEOs da MS e News Corp. com fundadores do MySpace e Facebook.

Por Redação do IDG Now!

17/10/2007 às 10h58

Foto:

O atual estágio de evolução da internet, conhecido tecnicamente pelo termo Web 2.0, deve muito à parceria entre o pesquisador Tim O´Reilly e jornalista John Battelle, responsável por organizar o Web 2.0 Summit 2007, que começa nesta quarta-feira (17/10) em São Francisco.

Leia mais:

A primeira (e principal) dívida está no nome - foi para a primeira edição do evento, em 2004, que a dupla cunhou o termo para representar a evolução na maneira como a internet se comporta, da mesma maneira que um software ganha uma edição mais atualizada, revelaria Battelle em sua palestra no evento Digital Age, organizado pelo IDG Brasil e pela JumpEducation.

Mais que a simples nomeclatura, porém, o Web 2.0 Summit foi o primeiro evento de grande porte a encarar a internet como plataforma e debater as conseqüências e oportunidades de mercado que tal mudança acarretariam.

Como faz anualmente, o evento lista uma série de poderosos executivos do mercado de internet em contraste com figuras que começam a despontar online.

No primeiro ano, a dicotomia era clara na comparação da evidência de Jeff Bezos (Amazon) e Marc Andreessen (Netscape) com a nascente participação de Cory Doctorow (BoingBoing) e David Sifry (ex-Technorati) online.

Em 2005, o encontro de gerações se repeteria em um cronograma que misturaria Tery Semel, então CEO do Yahoo, e Jonathan Schwartz, CEO da Sun Microsystems, com o programador Tantek Çelik, criador dos Microformatos, e Evan Willians, fundador do Blogger que voltaria à evidência com o Twitter, ferramenta de microblogging mais popular no mundo.

Na edição deste ano, o Web 2.0 Summit verá o desfile de diversos CEO de grandes empresas de tecnologia e mídia, como Steve Ballmer (Microsoft), Meg Whitman (eBay), Rupert Murdoch (News Corp.) e Randall Stephenson (AT&T), junto aos fundadores de populares serviços online, como Chris DeWolfe (MySpace), Mark Zuckerberg (Facebook) e Evan Williams (Twitter).

E é pela ferramenta de microblogging criada por Willians que você poderá acompanhar ao vivo o evento. Durante os três dias do Web 2.0 Summit 2007, o IDG Now! fará a cobertura das palestras dentro do seu perfil do Twitter.

Para acompanhar as palestras, clique sobre o botão “Follow” bem abaixo do nome do site em seu perfil no Twitter.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail