Home > Notícias

UNESCO assina acordo para criação de uma bilbioteca virtual mundial

Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e UNESCO irão criar uma biblioteca virtual em parceria com vários países

Por Redação do IDG Now!

18/10/2007 às 14h21

Foto:

A Organização Científica, Cultural e Educacional (UNESCO) e a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos assinaram um acordo, nesta quarta-feira (17/10), para a criação de uma biblioteca digital mundial.

Leia mais:

A World Digital Library irá digitalizar materiais raros de bibliotecas e outras instituições culturais pelo mundo, tornando seu conteúdo visível na internet.

O acordo foi assinado na sede da UNESCO em Paris, pelo diretor geral de comunicação e informação Abdul Waheed Khan e James H. Billington, da Biblioteca do Congresso. 

Segundo o site da UNESCO, o protótipo do projeto foi desenvolvido com instituições parceiras: Bibliotheca Alexandrina, Biblioteca Nacional do Egito, Biblioteca Nacional do Brasil, Biblioteca Nacional da Rússia e Biblioteca do Estado Russo.

O protótipo funciona nas seis línguas oficiais das Nações Unidas: árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol, além do português.

Um aspecto importante do projeto é levar as bibliotecas digitais aos países em desenvolvimento, possibilitando a participação de todos os países na World Digital Library.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail