Home > Notícias

Brasil é 8º maior mercado de TI e telecomunicações, diz Morgan Stanley

Brasil aparece na frente de Suíça, Espanha e Portugal, segundo consultoria

Por Redação, do IDG Now!

19/10/2007 às 10h44

Foto:

O Brasil entrou pela primeira vez na lista dos 10 maiores mercados de produtos e serviços de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações para 2006 elaborado pela consultoria Morgan Stanely, atingindo a oitava posição com média de 5,3.

Leia mais:

Segundo os critérios adotados pela consultoria, que leva em consideração fatores como número de celulares e PCs, uso de cartão de crédito e número de usuários online para adotar a média, os Estados Unidos mantiveram o primeiro lugar com 8,7, queda em comparação ao 9 registrado em 2004.

Com a posição, o Brasil aparece no ranking com um mercado de tecnologia e telecomunicações mais poderoso que países como Itália, Noruega, Suíça, Espanha e Portugal.

Ajudada pela queda dos EUA, a China ganhou meio ponto na comparação com a medição anterior e empatou na primeira posição com média de 8,7, o que mostra, segundo a Morgan Stanley, o principal avanço tecnológico de países subdesenvolvidos no biênio 2005/2006.

O mercado chinês de internet, segundo a consultoria, deverá movimentar dez vezes mais dinheiro em 2007 do que o registrado em 2003 - 50 bilhões de dólares contra 5 bilhões de dólares.

O destaque dado à nova versão do ranking Mary Meecker, divulgado durante o Web 2.0 Summit, que acontece em São Francisco com cobertura em tempo real pelo IDG Now! pelo Twitter, foi o avanço dos países do BRIC, bloco composto por China, Índia, Brasil e Rússia.

Além da inédita participação do Brasil e da liderança da China junto com os EUA, a Índia subiu uma posição para 5º lugar, com média de 5,5, enquanto a Rússia também estreou na recente lista, empatado com o Brasil com média 5,3 na 9ª posição. Com entrada de Rússia e Brasil, a Coréia do Sul e o Canadá abandonaram os dez primeiros lugares do ranking.

O Brasil mereceu também destaque como líder mundial na penetração de redes sociais entre seus usuários junto à Coréia do Sul na relação de nações que concentram maior penetração de serviços online, como comércio eletrônico na Alemanha e games online na China, fora dos Estados Unidos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail