Home > Notícias

Fotos: carros movidos a energia solar disputam competição na Austrália

38 modelos de carros solares atravessam 3 mil quilômetros

Por Redação do IDG Now!

22/10/2007 às 17h58

Foto:

Foi dada a larga no último domingo (21/10) para o Panasonic World Solar Challenge, desafio bianual de carros movidos a energia solar, que acontece na Austrália.

Leia mais:

As equipes participantes devem pesquisar, desenhar e construir veículos capazes de atravessar uma jornada de 3 mil quilômetros, da área tropical de Darwin, no Norte, à cosmopolita cidade de Adelaide, no Sul da Austrália.

> Fotos: carros solares têm design arrojado

Desde 1987, o desafio se propõe a promover a excelência técnica e ao mesmo tempo atrair atenção para a importância de meios de transportes sustentáveis.

O desafio consiste em encontrar o equilíbrio entre velocidade sustentável, resistência, gerenciamento de energia e planejamento estratégico.

A edição de 2007 marca o 20º aniversário da competição e conta com participantes de 17 diferentes países.

Ao longo dos 20 anos da competição, a velocidade média dos carros solares subiu de 67 km/h, recorde do vencedor da prova em 1987, para 103 km/h, média do vencedor da última prova, com o máximo de velocidade atingida em 147 km/h.

Na largada, partiram para a competição 38 modelos de carros solares e 19 carros eficientes em energia, que disputam uma categoria que abrange outras tecnologias com baixa emissão de carbono. O desafio termina na quinta-feira (25/10).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail