Home > Notícias

Laptop de 100 dólares é notebook mais ecológico do mundo, afirma OLPC

Certificações envolvem melhor consumo de energia e baixo uso de poluentes

Por Redação do IDG Now!

22/10/2007 às 14h52

Foto:

A organização One Laptop per Child anunciou nesta segunda-feira (22/10) que seu notebook educacional XO, conhecido popularmente como "laptop de 100 dólares", é o portátil mais ecológico do mercado segundo diferentes avaliações vindas de diferentes grupos envolvidos com certificação de meio ambiente.

Leia mais:

Entre as certificações recebidas pelo XO, estão o padrão da União Européia RoHS, a qualificação Energy Star 4.0 Category A de consumo de energia e a especificação EPEAT Gold, dada pelo governo dos Estados Unidos a apenas outros sete portáteis.

Além de ser o portátil com menor consumo de energia no mercado, o XO tem níveis de toxinas usadas na fabricação em menores níveis, trabalha com fontes renováveis de energia, como esforço humanos e energia solar e é reciclável, alega o anúncio da OLPC.

De acordo com os dados da OLPC, o emprego de tais tecnologias diminui em 10 vezes o impacto ambiental de um XO descartado na natureza em comparação aos modelos convencionais de computadores portáteis.

O consumo de energia do XO, segundo dados da Energy Star divulgados pela chief technology officer da OLPC, Mary Lou Jepsen, em espera é de apenas um watt, vinte vezes menos que um laptop concorrente graças à tecnologia empregada na tela que reproduz documentos e programas mesmo quando a CPU está desligada.

Graças ao corpo mais resistente, o XO também pode ser usado por até cinco anos mesmo em ambientes extremos, como desertos e florestas, segundo Jepsen, o que diminuí a carga de lixo eletrônico acumulado em países subdesenvolvidos.

Somado à eliminação ou diminuição de substâncias como mercúrio e cádmio na sua fabricação e na troca de baterias de íon-lítium por acessórios de fosfato de lítium de ferro, o grande tempo de uso do XO não teria implicâncias tão sérias no meio ambiente quando descartado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail