Home > Notícias

Setor de telefonia é o que mais ignora o consumidor, diz Reclame Aqui

Operadoras lideram o ranking de reclamações no site de defesa do consumidor

Por Redação do IDG Now!

24/10/2007 às 11h53

Foto:

As operadoras de telefonia são as campeãs em reclamações no site de defesa do consumidor Reclame Aqui. Uma pesquisa na base de dados do site revelou que somente a 4% das reclamações são respondidas e que as teles demoram mais de seis dias para dar qualquer retorno.

Leia mais:

Com 130 mil consumidores cadastrados, o site registra reclamações sobre problemas dos usuários com fornecedores, dando a eles o direito de resposta. Segundo um levantamento feito entre 2002, quando o site foi inaugurado, e outubro de 2007, a operadora Vivo foi líder de reclamações, com 1.567 registros, e respondeu apenas 54 deles - um índice de 3,4%.

As demais operadoras móveis também têm um baixo índice de retorno aos clientes insatisfeitos: a TIM teve 1333 reclamações e respondeu somente 52 (índice de 3,9%); a Oi teve 499 reclamações e respondeu 82 (índice de 16,4%); e a Brasil Telecom, com menos tempo no mercado, teve 214 reclamações, mas respondeu somente 8 (índice de 3,7%).

Na contramão das concorrentes, a Claro foi a única exceção, respondendo 1274 das 1277 reclamações feitas pelo site (índice de 99,8%).

No setor de telefonia fixa, o cenário é parecido. A Telefônica registrou 971 reclamações e respondeu somente 60 (índice de 6,2%); a Brasil Telecom foi acionada por 455 consumidores e apenas 50 foram respondidos (índice de 11%) e a Telemar até hoje não respondeu nenhuma reclamação.

O levantamento foi feito com base em um universo de 6 mil empresas de vários setores que tiveram algum tipo de reclamação registrada no site.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail