Home > Notícias

Site usa DNA e ferramentas de redes sociais para localizar ancestrais

GeneTree tem base de dados genéticos de 80 mil pessoas em 170 países

Por Computerworld/EUA

24/10/2007 às 12h12

Foto:

Nesta terça-feira (23/10) entra no ar o GeneTree, um site que permite a busca de ancestrais por meio da análise do DNA do usuário e com o uso de ferramentas de redes sociais.

Leia mais:

O site conta com uma base de dados genéticos que contém amostras de DNA de 80 mil pessoas de 170 países, a Sorenson Molecular Genealogy Foundation (SMGF).

A base será expandida conforme os usuários enviarem amostras para serem analisadas pela Sorenson Genomics LLC.

Além disso, o site usará a tecnologia de compressão de vídeo digital desenvolvida pela Sorenson Media, para que os usuários compartilhem fotos e vídeos e possam criar árvores genealógicas digitais interativas, declarou o CEO (Chief Executive Officer) do GeneTree, James Lee Sorenson.

Os usuários pagam entre 99 e 149 dólares para submeter suas amostras de DNA, que serão cruzadas com dezenas de subgrupos de DNA.

O resultado será utilizado para mapear a origem global dos ancestrais daquela pessoa e mostrar, digitalmente, a migração de parentes pelo mundo.

O GeneTree irá analisar apenas na parte da mitocôndria do DNA - a que traça o histórico da família a partir da mãe do indivíduo.

“Ao observar a mitocôndria do DNA, podemos traçar um padrão muito específico do histórico da família. Podemos cruzá-los a ancestrais comuns e descobrir uma mulher do passado que foi a mãe de todos nós”, afirma o diretor executivo e responsável científico da fundação, Scott Woodward.

A parte do DNA que é analisada não contém o código genético que indica probabilidades de doenças e, além disso, o GeneTree exige que informações como nomes e datas de nascimento sejam separadas dos dados genéticos para maior segurança, declarou o diretor.

O programa também permite que os usuários criem perfis de relacionamento - como em redes sociais - para postar fotos, vídeos e outros conteúdos.

Para garantir que apenas dados de falecidos estarão disponíveis, os nomes dos nascidos nos últimos 100 anos não são revelados. As informações sobre uma pessoa estão visíveis apenas a ela mesma, a menos que esta opte por compartilhar seus dados com membros de sua família que entram em contato pelo GeneTree.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail