Home > Notícias

Samsung e Epson mostram protótipo de TVs com a tecnologia OLED

Empresas apresentam modelos em feira no Japão

Por IDG News Service/Japão

24/10/2007 às 16h59

Foto:

A um mês do lançamento da primeira TV OLED (organic light emitting diode) comercial do mundo, fabricada pela Sony, dois fabricantes rivais mostraram nesta quarta-feira (24/10), durante a Flat Planel Displays (FPD) Expo, no Japão, protótipos de painéis OLED.

Leia mais:

A tecnologia OLED está sendo desenvolvida por muitas empresas por oferecer uma imagem mais viva, com melhor contraste que os painéis LCD (liquid crystal display). As TVs OLED também consomem menos energia e são mais finas - o modelo da Sony tem apenas 3 milímetros de espessura.

A Samsung mostrou, durante o evento, três protótipos de TV baseadas em painéis OLED com 14 polegadas - maiores que os modelos da Sony, com 11 polegadas.
As TVs da Samsung, contudo, se vistas de perto, tinham um defeito: em algumas partes da tela, pixels tinham apenas uma cor.

Segundo um representante da empresa, a origem dos problemas vem do estágio de fabricação. As telas OLED foram desenvolvidas para seguirem o processo de produção TFT (thin-film transistor), originários dos displays LCD. Apesar dos obstáculos, os custos são bem menores, já que a Samsung não terá que investir em uma nova fábrica para produzir as TVs.

A Seiko Epson Corp., do Japão, que tem pesquisado a tecnologia OLED há muitos anos, mostrou um protótipo de 8 polegadas. Sem defeitos visíveis, oferece belas imagens e tem espessura de três milímetros.

A TV da Sony começa a ser vendida no Japão no dia 1º de dezembro. Já a Samsung e a Epson não disseram quando suas TVs estarão prontas para produção em massa.

Os obstáculos que atrasam a chegada destas telas no mercado não são apenas tecnológicos. A fabricação dos displays ainda é muito cara, o que dificulta a diminuição dos custos de produção junto aos avanços da tecnologia.

Muitas empresas apresentaram OLEDs ajustáveis a celulares e players de música. Estas telas já estão disponíveis em alguns produtos comerciais.

Além de mostrar um display de 4 polegadas dobrável - ainda com imperfeições -, a Samsung apresentou também um painel OLED que deve ser um dos mais finos do mundo. O modelo QVGA tem apenas 0,37 milímetros de espessura e 2,4 polegadas, voltado para o uso em celulares.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail